Mercado de beleza no Brasil é um dos maiores do mundo

Mercado de beleza no Brasil é um dos maiores do mundo

maquiagem

Internet e a beleza, busca pelo autocuidado e sustentabilidade são alguns pontos que fomentam esse setor no Brasil. Entenda mais!


Você sabia que o mercado de beleza é um dos mais fortes no Brasil? Com grandes empresas encabeçando esse setor e pequenas ganhando espaço pela internet, o investimento em novidades, inovação e tecnologia não para.

São inúmeras as marcas de skincare, maquiagem e outros cuidados que compõem as opções dos clientes.

E se você é apaixonado por esse setor, sabe que existem muitas opções e concorrência, o que faz com que conseguir desconto em cosméticos seja possível.

Entenda, abaixo, o poder da indústria cosmética e como ela movimenta a economia e a inovação no Brasil.

O mercado de beleza no Brasil e no mundo

O autocuidado é um assunto cada vez mais em voga entre as pessoas. Um mercado que acaba se beneficiando com isso é o da beleza. No Brasil, esse setor, que já é grande, tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

Para se ter ideia, em 2018, uma pesquisa da Euromonitor International especializada em pesquisas de consumo indicou que o Brasil está entre os 4 países com maiores mercados de beleza no mundo.

Fica atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. O destaque vai para os perfumes, categoria em que o Brasil conquista a segunda posição, ficando atrás apenas dos norte-americanos.

Além disso, também é o terceiro maior lançador de produtos.

Com a pandemia, o setor passou por dificuldades de encontrar matérias-primas e também precisou se reinventar: com menos pessoas circulando socialmente, alguns produtos deixaram de ter tanto apelo.

Um ramo que não perdeu espaço foi o de skincare, por estar muito relacionado ao autocuidado e relaxamento. Não à toa, foi um dos ramos com maior número de lançamentos dentro do setor de beleza, inclusive com novas marcas chegando ao mercado, mesmo com as dificuldades do momento.

Segundo a Euromonitor, depois dos anos mais intensos de pandemia, tudo indica que o mercado voltará a crescer: é esperado um aumento de 20,6% nesse setor por aqui, abaixo do que ocorreu até 2018, mas superior ao esperado para o momento de retomada.

Papel da internet

Segundo os pesquisadores da Euromonitor e outros do setor de beleza, a internet é uma das grandes impulsionadoras do mercado de beleza como um todo.

As gigantes do setor, como O Boticário, Avon, Natura e L’Oréal, já investem massivamente em suas presenças nas redes sociais para aproximar o público.

Os influenciadores digitais, por exemplo, também têm grande papel nisso. Marcas pequenas conquistam mais popularidade ao serem divulgadas pelos influencers.

Ruby Rose e Vizzela (maquiagem) e Salon Line (cabelo) são exemplos disso.

Além disso, a maioria dessas empresas faz parte das chamadas nativas digitais. Sallve e Creamy, de skincare, também podem ser citadas como exemplo, já que trabalham suas vendas e relevância por meio das redes sociais.

Ou seja: a internet e as redes sociais tiveram papel importante no crescimento e na relevância desse mercado, sobretudo durante a pandemia.

Tendências

Como foi visto, esse mercado tende a crescer cada vez mais. Em 2018, a Euromonitor indicou algumas tendências do setor que acabaram se confirmando: engajamento digital (presença nas redes), posicionamentos mais éticos (preocupação com a percepção do cliente) e atributos orgânicos e naturais nos compostos (algo cada vez mais em alta).

Para os próximos anos, essas tendências continuarão evidentes e serão muito utilizadas pela maioria das marcas. Além disso, o uso da tecnologia também é apontado como algo em alta para o momento atual e o futuro.

Assim, marcas investirão em pesquisa e na criação de compostos cada vez mais seguros e eficazes.