Métodos eficientes de controle e segurança

Métodos eficientes de controle e segurança

segurança

Segurança é uma das palavras mais recorrentes para quem mora em casa, apartamentos e qualquer outro lugar. E isso só acontece dado aos níveis de violência, invasão e roubos que acontecem em casas e até mesmo em condomínios fechados.

Para tentar evitar esse tipo de fato, muitas empresas, como empresa de terceirização de portaria vem atualizando seus métodos e suas pesquisas a fim de desenvolver mecanismos para que o controle de acesso em determinados locais sejam eficientes e cada vez mais seguros.

Assim, há uma grande porção de soluções que podem ser aplicadas tanto em casas, como prédios comerciais e empresas industriais, sejam virtuais ou até mesmo barreiras físicas.

E tudo isso é muito importante, porque quando se instala um serviço de segurança ele tem o intuito de proteger as pessoas e também seus patrimônios.

Controle de acesso para casas

Empresas terceirizadas de serviços de portaria vêm investindo nos seus serviços, de modo a apresentar serviços de qualidade e que venha assegurar seus processos.

Para casas podemos citar diversos tipos de segurança, sendo mais colados em portões externos, portões da garagem, em casas ou apartamentos.

Podemos citar como opção de segurança as empresas de terceirização de portaria e limpeza para casas:

Porteiro eletrônico

Esse tipo de equipamentos possui duas formas de utilização. A primeira delas mais recorrente se tem um telefone interno e um ramal externo com um tipo de interfone sem fio, que tem como característica o atendimento da porta sem a necessidade de sair da residência.

E a segunda forma de utilizá-lo é um videoporteiro em que se consegue visualizar o visitante e depois abrir a porta da garagem ou a externa.

Fechaduras digitais e a segurança

Outro equipamento que a empresa de portaria vem usando é a fechadura digital, que como o próprio nome diz, possui um formato digital que dispensa o uso de chaves convencionais fazendo-se o acesso por meio de diversos outros equipamentos, por exemplo, cartões de aproximação, senhas e até mesmo leitor biométrico digital.

A grande vantagem que essas fechaduras possuem é que elas podem estar atreladas a um sistema de alarme anti arrombamento, sensores de portas abertas, e travamento automático.

Sistemas de controle em condomínios

Diferentemente das casas, onde o controle de acesso é para poucas pessoas, em condomínios os sistemas precisam cadastrar diversos usuários, e também dispo de vários tipos de sistemas de equipamentos, pois são áreas variadas a serem vistas.

Controle de acesso e segurança

São diferentes acessos em que podem ser instalados para a verificação de pessoas, veículos e áreas comuns. Dessa maneira, podem ser acessados de diversas maneiras, como por leitor digital biométrico, tag veicular, interfone e senha e outros.

Sistemas de controle de empresas

Nas empresas o controle de acesso às empresas precisam ser feitos em diferentes lugares, em áreas estratégicas ou então em salas de segurança, data centers, financeiro ou então estoque.

Desse modo é possível verificar as entradas e também saídas de pessoas, sejam elas colaboradores ou não. Podem ser também feitas o controle do acesso por meio de:

  • Biometria;
  • Reconhecimento facial;
  • Cartão de aproximação;
  • Tags.

Quase sempre esses controles de acesso estão ligados a diferentes programas de computador (software) que armazenam e gerenciam diversos tipos de relatórios, podendo acontecer a gestão de forma remota ou então em tempo real, fazendo permissões de forma ágil e segura.

Níveis de segurança no controle de acesso

Existem diferentes tipos de produtos que permitem o gerenciamento do acesso e do controle de veículos e pessoas, em diferentes ambientes, sejam casas ou empresas. Mas, há um nível de segurança para as tecnologias que oferecem, assim sendo:

Segurança Nível 1

O nível 1 consiste em teclado e senha; é o equipamento mais usado. O acesso é dado por meio de um sequência de números, definidas para cada usuário;

Segurança Nível 2

Chamado também de leitor de proximidade, definidos pelos cartões com tecnologia RFID – identificação por radiofrequência. O usuário utiliza um cartão ou tag que se aproxima do leitor para fazer o acesso.

Segurança Nível 3

O leitor biométrico se dá pelo conhecimento das digitais, assim, é muito seguro, pois o acesso sempre tem que ser feito pela pessoa não podendo ser repassado o acesso.

Segurança Nível 4

Reconhecimento facial, é o tipo mais avançado de leitura biométrica. Também é muito segura, pois ele não reconhece fotografias ou documentos, sendo o aceso feito pela pessoa.

Dessa maneira, existe diversos equipamentos de portaria que são de suma importância para que o controle de acesso seja feito com qualidade e eficiência, permitindo então que a segurança seja mais efetiva.