Nova CNH a partir deste ano

Nova CNH a partir deste ano

CNH

Implantação CNH começará no mês de junho e se dará de forma progressiva. Veja tudo o que você precisa saber sobre o documento

Muitos motoristas ainda não sabem, mas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganhará cara nova em 2022. E, como acontece em toda mudança, o assunto ainda gera muitas dúvidas.

 

Como fazer para acompanhar a CNH e pedir um novo documento? O que, de fato, vai mudar? Quando? Calma. Nesse texto, responderemos as principais dúvidas sobre o assunto.

De onde vem essa mudança?

A decisão de alterar o documento foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução 886, em 13 de dezembro de 2021, que também prevê um prazo para o início das adequações e a forma como ela deve se dar.

Qual é a necessidade disso?

O documento terá mais informações que, segundo os órgãos responsáveis, vão servir para trazer mais praticidade e segurança, além de adequá-lo a padrões internacionais.

 

A expectativa é que a nova CNH traga mais informações integradas, o que também faz com que ela fique mais prática e possa ser usada como documento de identificação nas mais diversas ocasiões.

O que muda?

Serão muitas novidades. Uma delas é a cor. No lugar do atual verde, o documento ganhará também partes em amarelo e novos elementos gráficos. Segundo o Contran, isso deve ajudar a tornar a CNH mais segura, evitando fraudes e falsificações.

 

Outra mudança é a possibilidade de inclusão de nome social e filiação afetiva dos motoristas, conforme nova determinação legal sobre o assunto.

 

A nova CNH também deve ter um código utilizado nos passaportes, fazendo com que esse documento possa ser usado para embarque em voos nacionais e internacionais. Como a CNH também vai ter QR Code, a intenção é que isso também possa ser feito de maneira automática em terminais de autoatendimento.

 

O QR Code vai permitir que a CNH seja utilizada em sua forma física ou digital, o que já acontece com outros documentos que passaram por atualizações desde 2017. Ou seja, se você esquecer a carteira em casa, vai poder mostrar o documento para o guarda pelo aplicativo do celular.

 

O Contran informou ainda que, além do português, a CNH terá os idiomas inglês e francês, o que deve facilitar com que ela seja aceita em outros países. Além disso, o documento vai identificar mais facilmente se a carteira é permanente (com a letra “P”) ou definitiva (com a letra “D”).

 

As categorias de cada carteira também vão aparecer de maneira diferente, com letras e números (A1, B1, C1, D1, C1E, e D1E). A mudança também serve para padronizar as categorias de permissão segundo parâmetros internacionais e deve fazer com que a CNH seja aceita em países que fazem mais distinções que aqui.

 

Quem trabalha com carro ou moto também poderá incluir no documento a informação sobre o exercício da atividade remunerada. Restrições médicas também podem ser informadas na CNH.

Quando começa a valer?

Segundo informações oficiais, a nova versão deve começar a ser emitida a partir de 1 de junho de 2022. Isso quer dizer que, mesmo com as alterações anunciadas, os documentos emitidos daqui até lá ainda virão no modelo antigo.

Vou precisar mudar imediatamente?

Como a intenção é que a mudança se dê de forma gradual, para não gerar pressa e sobrecarregar o sistema, você não precisará, necessariamente, emitir um novo documento assim que o novo modelo começar a circular.

 

A ideia é que a nova cara comece a aparecer nos novos documentos e vá se dando, progressivamente, a partir das renovações e atualizações que todo motorista precisa fazer periodicamente. As segundas vias, em caso de perda, também podem já aparecer no novo modelo a partir de junho.

Por isso não deixe de renovar a sua CNH, principalmente se você realiza transporte de mudanças.