Os 6 tipos de estoque em sua loja virtual

Os 6 tipos de estoque em sua loja virtual

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Escolher os melhores tipos de estoque para sua loja virtual é uma forma para gerenciar os produtos do seu negócio a fim de garantir a entrega das mercadorias aos consumidores e organizar os próximos pedidos do seu site de vendas. 

Um dos passos para criar uma loja virtual é a escolha do tipo de estoque. Geralmente, essa etapa é um desafio para os empreendedores. Afinal, ele escolherá um método de controle do seu estoque, o que impacta na eficiência dos processos do e-commerce, na satisfação do consumidor e no seu faturamento. 

 

Além disso, a gestão de estoque exige muita atenção, pois se as mercadorias não estiverem organizadas você colocará em risco todo o funcionamento do seu e-commerce. Neste momento, existem diversas modalidades para uma pessoa que deseja abrir um negócio online trabalhar. 

 

Continue lendo e confira 6 tipos de estoque para sua loja virtual.

 

Mas antes disso, separamos a planilha de Cálculo de CMV para que você possa calcular todos os custos envolvidos no seu processo de venda desde o estoque.

Quais os principais tipos de estoque?

Cada modelo de estoque apresenta suas vantagens e desvantagens. Por isso, é interessante analisar as características do seu negócio, os objetivos e segmento de mercado a fim de escolher o melhor tipo de estoque para seu e-commerce. A seguir, veja os principais tipos para selecionar a opção mais adequada para seu empreendimento!

1. Estoque próprio

 

Esse modelo permite oferecer seus produtos a pronta entrega, o que traz mais rapidez nas vendas do seu e-commerce. O desafio desse tipo de estoque é o gerenciamento das mercadorias e do custo de estoque. 

 

Além disso, o vendedor deve saber a quantidade ideal de compra de cada item. Assim, evitará acúmulo de produtos armazenados. Nesse sentido, é interessante investigar o comportamento dos potenciais clientes e realizar pesquisas para saber o que seu público mais compra. 

2. Estoque compartilhado

 

O estoque compartilhado é muito usado em negócios com loja física e virtual, pois os dois empreendimentos podem compartilhar as mercadorias. Isso garante o benefício de ter todos os produtos em um lugar só. 

 

Desse modo, o lojista economiza nos custos de armazenagem e, em simultâneo, otimiza as operações de logística do e-commerce. No entanto, o gestor precisa ter cuidado com a organização do seu espaço, controlar as entradas e saídas do estoque e saber categorizar seus produtos corretamente, evitando falhas nos processos e desorganização. 

 

3. Estoque descentralizado

 

No tipo de estoque descentralizado um negócio tem diversos centros de armazenamento — algo bem indicado para marcas que possuem grandes lojas e atendem várias regiões do país.

 

O benefício desse modelo para um vendedor é que os pedidos são direcionados para o estoque mais próximo da localização do comprador. Assim, os produtos chegam mais rápido e, consequentemente, a satisfação é maior. Além disso, o valor do frete também é reduzido. 

 

Por isso, tenha sempre em mãos a ferramenta de calculadora de frete, onde irá te ajudar oferecendo informações oficiais sobre os preços de envio e prazos de entrega dos seus pacotes.

 

Apesar disso, é preciso ter um investimento nesse tipo de estoque, pois mais locais de armazenagem significam maiores gastos com operações. 

4. Estoque consignado

 

Basicamente, nesse modelo o empreendedor guarda as mercadorias recebidas de um fornecedor em regime de consignação. Isso significa que seu e-commerce tem uma determinada quantidade de produtos para vender. Caso as mercadorias não sejam vendidas no prazo estipulado, é possível devolvê-las para o fornecedor e pegar somente por aquelas que foram vendidas. 

 

Dessa forma, a loja virtual evita gastos desnecessários e corre menos risco de ficar com estoque parado, causando prejuízos. Contudo, nesse tipo de estoque os fornecedores costumam cobrar um valor mais alto para atuar dessa maneira com suas lojas parceiras. 

5. Estoque de antecipação

 

O estoque de antecipação é utilizado por vendedores que desejam se preparar para um grande período de vendas. As empresas compram determinados produtos para mantê-los em estoque e, a partir dos pedidos no seu site de vendas, é possível se preparar e se antecipar em relação às vendas sazonais.

 

Assim, o lojista garante que determinado produto que é vendido na sua loja estará disponível com o fornecedor e, às vezes, é possível obter um desconto ou um melhor preço na mercadoria. 

6. Estoque terceirizado

 

Esse tipo de estoque é uma das modalidades que funciona sob demanda, ou seja, o vendedor só realiza o pedido ao fornecedor quando uma venda é concluída no seu e-commerce. Por isso, a sua vantagem é que o vendedor não corre riscos de acumular produtos em estoque e evita prejuízos para sua loja. 

A importância de saber escolher o seu tipo de estoque 

 

Agora que você conhece diferentes tipos de estoque para sua loja virtual, já parou para pensar na importância de escolher um desses modelos? Basicamente, cada uma das modalidades de armazenagem impacta na gestão que deve ser praticada no seu negócio. 

 

Por isso, é fundamental ter cuidado e atenção às suas mercadorias e ao processo de armazenagem. Afinal, não adianta investir seu dinheiro em uma boa plataforma de e-commerce se você não conta com o tipo de estoque adequado às necessidades da sua empresa e dos clientes. 

 

No geral, o objetivo de todo negócio online é conquistar seu público, atrair clientes, vender seus produtos e entregá-los com qualidade e eficiência aos compradores. Sendo assim, o método de estocagem deve ser escolhido conforme seus objetivos de venda e oportunidades de negócio, além dessa escolha ser essencial na hora de fazer a gestão de estoque. 

 

É também interessante, ter cuidado para administrar os valores contando com o frete e a logística. Por isso, separamos uma planilha de precificação e uma planilha de cálculo de CMV que irá te ajudar no seu controle de estoque e valores.

 

A partir disso, é possível obter uma maior chance de satisfazer os consumidores, ter um melhor aproveitamento do seu capital de giro e impulsionar suas vendas.

 

Saiba também como fazer dropshipping, onde sua única missão será vender e não irá precisar se preocupar com nenhum tipo de estoque.

 

Resumo

 

Após conhecer os diferentes tipos de estoque, não deixe de escolher o ideal para seu e-commerce conforme suas características e público para não enfrentar dificuldades na hora do gerenciamento de mercadorias e oferecer um melhor serviço aos seus consumidores.