Por que o crescimento imobiliário está atraindo profissionais da saúde para investir no Brasil

Por que o crescimento imobiliário está atraindo profissionais da saúde para investir no Brasil

Novo momento econômico tem trazido investimentos para novas clínicas e hospitais no país e profissionais da saúde.

O Brasil vinha enfrentando uma crise substancial nos últimos anos e, agora, a expectativa é de que nossa economia passe por uma nova retomada de estabilidade e de desenvolvimento em virtude do novo momento político pelo qual o país está passando.

Após o resultado das eleições ocorridas no final de 2018 – isso algo que já está impactando o setor imobiliário neste ano de 2019, especialmente com o anúncio do Governo de que os bancos estatais reduziram as taxas de juros para financiamento imobiliário.

Seguindo essa onda, o mercado de trabalho em geral tem retomado lentamente o ritmo de economia. Assim, empregadores que nos últimos anos precisaram demitir funcionários para reduzir custos, hoje estão reestruturando projetos e aumentando o quadro de colaboradores, como profissionais da saúde.

Na área de saúde, toda essa melhora da perspectiva econômica repercutiu em investimentos para novas clínicas e hospitais no país – afinal de contas, a área de saúde tem uma representatividade significativa a nível mundial. Acompanhe algumas perguntas e respostas interessantes sobre essa novidade para profissionais da saúde!

1. Posso financiar imóveis para minha empresa no ramo da saúde?

Você pode usar todos os tipos de recursos. Basta pensar na liquidez da empresa, em um empréstimo ou em recursos próprios suplementados por um empréstimo. Se você contrair um empréstimo para a compra de um imóvel em BH, por exemplo, pode, em princípio, deduzir os juros diante do novo pacote de incentivo do Governo em bancos estatais e também privados, que seguiram essa tendência e a partir da metade de 2019 também têm adotado essa política.

Um fator a considerar é bastante importante: uma empresa que compra ou constrói imóveis paga os mesmos custos que um indivíduo pessoa física. Mas ela poderá quase sempre deduzir essas despesas como sendo despesas profissionais. E, assim, ter um patrimônio empresarial pode ser sempre benéfico na hora de se realizar novas estratégias para crescimento, especialmente para obter crédito no ramo de atuação e capacidade de negociação com fornecedores, por exemplo.

2. Vale a pena investir em centros comerciais de saúde?

Certamente! Construir ou comprar imóveis à venda em Belo Horizonte para depois aluga-los em nome de sua empresa faz com que todas as receitas de aluguel sejam consideradas uma forma de lucro. Como sua empresa é sempre tributada à alíquota do imposto sobre as sociedades, isso também ocorrerá sobre a receita real de aluguel após dedução dos custos reais. Os custos reais são, por exemplo, a depreciação do edifício, os juros sobre o financiamento e os custos de manutenção.

Contudo, a renda do aluguel de um espaço para um locatário é uma forma de lucro para a empresa. Então, se você deseja transferir os lucros após deduzir impostos para sua carteira privada, deve levar em consideração um imposto a ser calculado com seu contador.

Vale à pena, se você for médico, por exemplo, ter um centro comercial onde possa alugar salas para profissionais de outras especialidades, como fisioterapeutas, psicólogos, dentistas. Isso deixará seu ponto comercial sempre com giro de clientela e pode ajudar a se tornar uma referência em seu bairro.

Portanto, saiba que a compra de imóveis para empresa certamente pode ser rentável. Obviamente, há muitos fatores a serem levados em consideração e você precisa de um planejamento para realizar isso. Portanto, não deixe de obter conselhos de um especialista. Seu contador pode ajudá-lo a encontrar a melhor opção para seu tipo de empresa na área de profissional da saúde.

3. As vantagens e desvantagens de alugar um imóvel para minha empresa

Vantagens

  • Você não está comprometido com nada. Muitas vezes, seu aluguel pode ser cancelado mediante cancelamento de contrato de forma dialogada e, quando houver a preservação de um certo tempo de moradia, isento de multa por rescisão contratual;
  • Se você decidir viajar, de repente, ao redor do mundo para fazer uma especialização na área médica, poderá sair dentro de um mês mediante aviso prévio e negociando o espaço com o proprietário do imóvel;
  • O proprietário paga manutenção e reparos, o que não lhe acarretará problemas com itens como esgoto, eletricidade, telhado e demais itens gerais que incorrem na organização e manutenção de um imóvel.

Desvantagens

  • Você nunca verá o dinheiro do aluguel que paga novamente. Então você não acumula capital;
  • Seu aluguel pode ser aumentado a cada ano. O aumento depende da inflação do ano;
  • Aumentos anuais de aluguel certamente podem aumentar consideravelmente a longo prazo.
  • Caso faça benfeitorias, somente o proprietário ganha com isso sob o ponto de vista financeiro.

4. As vantagens e desvantagens de comprar um imóvel para minha empresa

Vantagens

  • A compra de um imóvel possibilita pagamentos mensais fixos;
  • Você determina qual construção é útil para você: madeira, alvenaria… podendo fazer reparos sempre que desejar!
  • Ao terminar de pagar o financiamento, o imóvel pertence à sua empresa!
  • Após o pagamento, você não terá mais os custos de financiamento e haverá mais dinheiro sobrando para reinvestir na própria empresa;
  • Cada melhoria que fizer, fará sua casa valer mais: uma nova sala, um sistema de aquecimento central, a substituição de piso… Isso tudo resulta em um valor imobiliário mais alto;
  • Se você vier vender a propriedade no futuro, a chance de lucro é alta devido à valorização natural de mercado.

Desvantagens

  • Pagar uma taxa de juros sobre o valor total do investimento;
  • O tempo de financiamento que muitas vezes pode ser um pouco longo. É difícil prever o que seu interesse fará depois de 10 ou 20 anos, especialmente no sentido profissional. Isso implica incerteza, mas é claro que também há mais chances de pagamentos mensais mais baixos se as taxas de juros caírem ainda mais.
  • Você paga por reparos e todo tipo de manutenção que se fizerem necessárias, inclusive assumindo isso diante de locatários.

Em linhas gerais, estas são as principais considerações para empresas e profissionais da saúde que desejam conhecer um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens e características gerais de se investir no mercado imobiliário brasileiro, que hoje se encontra em franco crescimento!

Aproveite que você conheceu este nosso post e compartilhe estas informações em suas redes sociais, para que mais pessoas possam aprender um pouco mais sobre as possibilidades de se investir no setor de saúde por meio do ramo imobiliário!