Práticas recomendadas para implementar blogs em seu negócio

Práticas recomendadas para implementar blogs em seu negócio

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Ter um site é como ter um cartão de visita e qualquer empresa pode tirar proveito disso, um exemplo interessante é o caso de uma empresa de manutenção elétrica predial, mas só tem um site bonito e a resposta não é suficiente. A beleza chama a atenção, mas a informação relevante é essencial. Por isso, o conceito de marketing de conteúdo com foco em SEO técnico (Search Engine Optimization) é amplamente utilizado nesse campo.

Não é à toa que a frase conteúdo é rei tem sido amplamente utilizada no marketing digital e ainda impulsiona uma série de estratégias para direcionar clientes ao seu blog. Apesar da importância dos blogs de nicho, muitas pessoas ainda se perguntam por onde começar e como manter esse produto, o planejamento é a chave de um blog.

Quando as pessoas pesquisam informações sobre diferentes modelos de escada de granito na web, qual plataforma as pessoas costumam usar? Se você já pensou no Google, saiba que esse buscador tem o superpoder de “ler sua mente”.

Todos os resultados que aparecem destacados na primeira página do Google estão lá por um motivo, pois o conteúdo é classificado com base em sua relevância para o mecanismo de pesquisa. Com isso, as empresas que optam por usar blogs, seja falando de acessórios como as chamadas etiquetas para indústria alimentícia, operadas por radiofrequência ou qualquer outro nicho, destacam-se como o conteúdo certo para quem busca informações sobre esse segmento.

Não é surpresa que, no marketing digital, as estratégias de conteúdo ajudem a posicionar uma empresa como uma autoridade em seu nicho. Veja como abaixo:

  • A empresa possui um canal de aproximação com os clientes;
  • É uma forma de aumentar a credibilidade;
  • Conteúdo relacionado é a solução;
  • Quanto maior a reputação, maior a consideração de compra;
  • Use diferentes formatos para complementar o blog.

Ter um blog especializado pode ser considerado o centro estratégico de marketing ou publicidade e de um negócio. No entanto, comercialize a empresa em produtos ou processos específicos. Quanto mais técnico o conteúdo, mais claro e objetivo ele é para o público-alvo e potenciais consumidores, por isso a indústria do marketing digital pode utilizar vídeos instrutivos, produção de e-books e integração com mídias sociais.

Uma prática comum nessa abordagem é desenvolver conteúdo informativo sobre determinados tópicos técnicos, por exemplo, em um serviço de cross docking é essencial para apresentação em forma de lista, instruções e passo a passo. Com isso, investe-se na criação de elementos gráficos, e as agências reproduzem esse conteúdo nas redes sociais, mais relevantes ao direcionar links para blogs.

Outra técnica bastante utilizada para divulgação em blogs é contar com parcerias para
promover uma estratégia conhecida como Link Building. Na verdade, o termo se refere a um conjunto de estratégias que ajudam a posicionar o blog de uma empresa com links externos de outros sites. Isso melhora a popularidade da empresa nos mecanismos de busca, linguagem estratégica e Calls to Action (CTA).

O conteúdo tem que transmitir a mensagem e o objetivo da mensagem é que as pessoas possam obter informações claras sobre algo. Se o objetivo da empresa é vender determinados acessórios do aparelho, a linguagem do blog pode ser estratégica para esse fim. A frase call to action (CTA) também conhecida como call to action é frequentemente usada neste contexto.

De fato, utilizar esse recurso na produção de marketing de conteúdo significa investir em frases e palavras que eliciam um determinado tipo de ação. Um exemplo seria encerrar o conteúdo com frases como “comprar”, “verificar” e outros verbos que chamem o leitor à ação, mas no caso de sistemas essa estratégia pode ser utilizada, principalmente para incorporar outros tipos de conteúdo no mesmo publicar.

Convidar os visitantes do blog a assinar um boletim informativo personalizado com o conteúdo da empresa na parte inferior do texto é uma ideia. Além de direcionar os clientes para uma peça de e-commerce ou outro conteúdo que também esteja no blog.

Este texto foi desenvolvido originalmente pela equipe do blog Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.