Quais problemas um fornecedor pode causar na minha empresa e como evitá-los?

Quais problemas um fornecedor pode causar na minha empresa e como evitá-los?

O setor de compras é responsável pela pesquisa de fornecedor e pela definição de quais empresas se tornarão parceiras do negócio.

Porém, sem se atentar a uma pesquisa completa, uma simples escolha de fornecedores pode virar uma grande dor de cabeça para toda a empresa

Descubra a resposta para “quais problemas um fornecedor pode causar na minha empresa?” e como você pode impedir que esses problemas apareçam através da gestão eficiente do setor de compras.

Quais problemas um fornecedor pode causar na minha empresa?

Listamos 4 problemas graves que a má escolha de um fornecedor por gerar para sua empresa, confira quais são eles abaixo:

Atraso na produção

Um fornecedor que descumpre os seus prazos não afeta apenas o compromisso com o contrato assinado, mas caso a situação não seja contornada, toda a produção da empresa.

Os processos que compõem um negócio são elaborados e têm as suas datas calculadas conforme a entrada de materiais na supply chain, em casos de atraso no recebimento ou na entrega com erros por parte do fornecedor, toda cadeia pode ser afetada.

Perda de lucro

O atraso leva por consequência a perda do lucro. Afinal, com a empresa produzindo menos do que sua capacidade, os ganhos tendem a diminuir, assim como os colaboradores tendem a ser menos solicitados, não produzindo como o de costume.

A diminuição de ganhos relacionada a problemas com fornecedores ocorre também por conta da entrega com atraso do produto, fazendo com que clientes desistam de suas compras ou exijam uma renegociação por conta do atraso.

Diminuição da vantagem competitiva 

Se a sua empresa tem como vantagem competitiva a velocidade de entrega de seus produtos, ou a qualidade dos mesmos, erros cometidos por fornecedores podem fazer com que essa vantagem seja perdida.

Por exemplo, se um fornecedor entregou os materiais no prazo, porém com uma qualidade inferior à prometida, o resultado da sua produção será afetado, assim como a percepção do seu produto pelos consumidores.

Danos à imagem

Além dos 3 problemas listados acima, a escolha precipitada de empresas fornecedoras pode levar a grandes danos à imagem do seu negócio.

Os consumidores estão cada vez mais antenados aos processos internos de uma empresa, por conta disso, evite se relacionar com fornecedores que possuam as seguintes pendências:

  • Falta de documentação regulatória;
  • Desvios no compliance trabalhista;
  • Infrações ambientais;
  • Corrupção;

Ou quaisquer outros problemas que possam ser vistos com maus olhos pelo público.

Gestão de risco de fornecedores: como evitar que os problemas apareçam

Para que os problemas listados acima não surjam no seu negócio, é necessário realizar a gestão de risco de fornecedores, que pode ser aplicada a partir das seguintes práticas:

Saiba quem é o seu fornecedor

A primeira etapa de uma qualificação de fornecedores que visa proteger a sua empresa é a pesquisa. A partir dela você saberá qual é o histórico do possível futuro parceiro, a partir da avaliação de outros negócios que já contaram com os seus serviços.

Vale a pena nesse momento ir atrás de informações não só nos canais oficiais do parceiro, mas também realizando pesquisas de reputação em sites voltados para esse fim. 

Além disso, você também deve verificar qual é a estrutura da empresa e se ela possui uma capacidade de entrega compatível com a sua necessidade ou com um possível aumento no volume das compras.

O conhecimento sobre a empresa parceira diminui também o risco de ela não possuir todos os documentos necessários para a homologação de fornecedores.

Análise outras propostas

Procure sempre ir atrás de outros fornecedores e comparar suas propostas. Por mais que você receba uma indicação, a comparação garante que você conte realmente com o melhor serviço.

Outra vantagem de colocar lado a lado as propostas de diferentes fornecedores é a negociação transparente.

Se você está em contato com um fornecedor que possui o melhor material, enquanto outro possui o melhor prazo, essa condição pode ser apresentada para ambos, permitindo que a oferta seja melhorada e a escolha feita.

Faça escolhas baseadas no custo-benefício

É comum que empresas, principalmente emergentes, tendem a priorizar o seu caixa no momento da procura de um fornecedor, porém esse é um dos principais motivos que acaba trazendo os problemas apontados acima.

Lembre-se sempre de pensar no custo-benefício, chegando à conclusão de qual fornecedor pode te oferecer o melhor material nas melhores condições de preço e entrega.

Como no tópico anterior, essa escolha pode demandar uma negociação com fornecedores, muitas vezes evitada por conta do tempo, porém é ela que vai garantir à empresa a escolha de um parceiro capaz de auxiliar em seu crescimento e na geração de lucro. 

Alinhe a realidade da sua empresa com a do fornecedor

Nós já falamos sobre a necessidade de procurar por fornecedores capazes de atender sua empresa, conforme a sua necessidade e previsão de demanda. Esse é um procedimento fundamental não apenas para a pesquisa de fornecedores, mas também para o alinhamento de realidades.

É necessário verificar se o futuro fornecedor também é uma empresa madura e pronta para se envolver em grandes contratos. Afinal se a expectativa do seu negócio é o crescimento, o que por consequência leva ao aumento da produção, assim também deve ser o do cliente.

Por tanto, procure por empresas que estejam em sintonia com a sua realidade e prontas para também fazer parte dela.

Qualifique fornecedores através de soluções tecnológicas

Como você viu, saber quais problemas um fornecedor pode causar na sua empresa e como resolvê-los, envolve a escolha de parceiros com calma evitando danos graves ao negócio.

Porém, a análise de diferentes empresas e propostas não precisa ser uma tarefa burocrática e que demanda muito tempo e esforço do setor de compras.

Atualmente estão disponíveis no mercado softwares ideais para auxiliar na qualificação de fornecedores, capazes de analisar os dados públicos sobre os fornecedores além de auxiliar na gestão do cadastro, facilitando a escolha do parceiro ideal.

Artigo escrito pela Linkana, empresa referência na análise pública automatizada de Compliance e governança corporativa do processo de homologação de fornecedores.