Segurança empresarial: os segmentos da proteção dentro da sua empresa!

Segurança empresarial: os segmentos da proteção dentro da sua empresa!

Em uma empresa, independentemente do porte ou segmento, um fator em comum é a necessidade de contratar um serviço de segurança empresarial, que seja responsável por cuidar do local, funcionários e clientes.

Isso porque a segurança é um bom investimento que ajuda a prevenir problemas e danos dentro da empresa. Geralmente, existem empresas terceirizadas que são especializadas neste tipo de serviço e contam com uma equipe preparada.

Entenda o que é segurança patrimonial e empresarial

Existem algumas diferenças entre Segurança empresarial e a patrimonial, apesar de ambas comporem a proteção como um todo de determinada empresa.

A segurança empresarial vai prezar por questões de estratégia dentro da empresa, no que se refere à proteção de dados, dinheiro, registros (tanto dos funcionários como dos clientes), entre outras ações.

Já no caso da segurança no patrimônio, ela se refere à parte física, aos equipamentos, objetos, integridade dos funcionários e a parte organizacional.

Nesse contexto, investir em segurança apresenta vários benefícios para empresa, pois é uma forma de prevenir danos, com custos muito maiores à contratação de uma empresa terceirizada em segurança.

Outra vantagem da segurança patrimonial e empresarial é que a equipe já possui estratégias e medidas de segurança, que tem o objetivo de proteger a instituição de ações externas. Geralmente, este tipo de equipe tem formação também para combater atentados e acidentes como incêndios.

Entre as ações e atividades que envolvem a segurança do local, podem ser realizadas procedimentos como:

  • Existir um controle no fluxo de pessoas (um registro, por câmera, de quem entrou e saiu do local);
  • Locais com portas de proteção, travas, bloqueios e senhas;
  • Controle de chaves, cadeados;
  • Rondas pelo estabelecimento;
  • Orientação ao público sobre como proceder dentro da instituição;
  • Utilização de crachás de identificação;
  • Uso de uniformes e vestimentas específicas;
  • Cadastro com dados de quem entrou no estabelecimento;
  • Controle da entrega de produtos e equipamentos.

Além da própria equipe de segurança, o uso de alguns equipamentos como câmeras, sistemas contra furto, controle de portaria automático e determinados tipos de travamento podem contribuir para que o local fique mais protegido.

A depender do segmento da empresa, esse cuidado precisa ser redobrado, como é o caso de bancos, instituições financeiras, joalherias, dentre outros.

Emissão de avcb sp

Um incêndio, seja ele acidental ou criminoso traz muitos problemas em uma empresa, não somente pelos danos financeiros, mas principalmente por afetar vidas, podendo levar à morte.

Por isso, existem alguns treinamentos e vistorias que visam se certificar de que determinado local possui preparo básico para combater um incêndio. Um deles é o AVCB sp

A Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é emitida pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Este documento significa que o local que passou por vistoria, na data especificada, tem condições (ao menos básicas) de se proteger contra um incêndio.

Escolas, empresas, comércios, igrejas, locais com a realização de grandes eventos, indústrias e até algumas casas precisam passar por esta vistoria para obter um “alvará de funcionamento”.

Esta vistoria é provisória e a autorização tem um prazo de validade, necessitando ser feita novamente em um período entre 2 e 5 anos.

A obtenção deste documento representa mais uma forma de proteção e segurança do local. A empresa terceirizada em segurança pode ter treinamento específico para realizar os procedimentos básicos de contenção de um incêndio.

O investimento em uma empresa de limpeza: higiene e bem-estar 24h

Outra terceirização de serviços muito comum dentro de instituições é a de limpeza. Este setor é muito importante em uma empresa, até porque ninguém gosta de trabalhar ou visitar um local que esteja sujo.

Por isso, a empresa de terceirização de limpeza oferece profissionais preparados, já com equipamentos e produtos necessários para garantir que o ambiente fique limpo e agradável.

O uso de equipamentos de proteção em sua empresa

Outro fator importante, independentemente do segmento, é a proteção dos funcionários. Por isso é necessário utilizar os chamados EPIs, Equipamentos de Proteção Individual. Estes equipamentos são importantes para prevenir que acidentes aconteçam no local de trabalho ou ainda minimizar seus danos, sendo obrigatórios por lei.

Em alguns casos o uso de equipamentos de proteção é coletivo, em outros (como nos epis) seu uso é individual.

Um dos equipamentos de uso individual que mais se destaca é o Capacete de segurança epi. A cabeça é um dos locais do corpo mais frágeis e, por isso, em algumas atividades, o uso do capacete é obrigatório.

Existem normas que regulamentam essa obrigatoriedade assim como a fabricação destes capacetes. A depender do tipo de atividade, o modelo do capacete pode ser alterado e é fundamental que a empresa contratante esteja atenta às normas vigentes sobre a segurança do funcionário.