Smart logistics: o que é e como pode beneficiar a sua loja online?

Smart logistics: o que é e como pode beneficiar a sua loja online?

Smart

A logística inteligente, ou Smart Logistics, consiste na aplicação de novas tecnologias para otimizar as diferentes etapas da cadeia de abastecimento: desde o armazenamento e distribuição. 

Até a preparação de um pedido e a entrega na última milha. Muitas lojas online já perceberam que é a chave para competir no futuro. Você sabe porque? 

Armazéns equipados com tecnologia de radiofrequência (RFID) que permitem fazer o inventário e saber onde se encontra cada artigo sem ter de o digitalizar; veículos conectados e localizados por GPS.

Para conhecer sua posição e saber quando chegarão ao seu destino; distribuidores equipados com tablets para registrar as entregas no momento… Isto é familiar?

São inovações que o mundo do transporte e da logística vem incorporando nos últimos anos para melhorar sua eficiência. 

Eles são úteis separadamente, mas quando os combinamos e adicionamos outras tecnologias mais avançadas por meio do Big Data ou da Internet das Coisas, as possibilidades que eles oferecem se multiplicam, 

Principalmente no campo do comércio eletrônico. Estamos falando de Logística Inteligente.

O que é Logística Inteligente?

A logística inteligente (ou Smart Logistics) pode ser definida como a aplicação de dispositivos conectados e tecnologias inteligentes à cadeia de suprimentos para ajudar a otimizar a distribuição de mercadorias. 

O objetivo é monitorar e automatizar os processos de transporte e logística para conseguir uma entrega de produtos mais rápida, segura e eficiente a um custo mais baixo, garantindo uma utilização mais otimizada das infra estruturas, evitando o risco de saturação. 

Às vezes conhecida como Logística 4.0, a Smart Logistics nasce da incorporação ao mundo do transporte e da logística de novas tecnologias que estão revolucionando muitos outros setores.

Até agora, mal vimos os primeiros passos dessa nova abordagem: de armazéns automatizados com robôs a experimentos com entrega de pedidos usando drones.

No entanto, à medida que essas inovações se tornarem mais difundidas, o transporte e a logística passarão por uma transformação tão profunda que, em poucos anos, teremos dificuldade em lembrar como trabalhávamos antes.

E o e-commerce é uma das atividades que mais podem se beneficiar dessa mudança!

Como funciona a Logística Inteligente?

Como o próprio nome indica, a Smart Logistics nasce da convergência da logística tradicional com as novas tecnologias “Smart” ou inteligentes. Essas tecnologias permitem digitalizar muitas das etapas da cadeia de suprimentos, para obter maior eficiência e controle dos processos.

Tecnologias inteligentes de logística

As principais tecnologias que tornam a Smart Logistics possível estão listadas abaixo.

Big data

A logística gera uma enorme quantidade de dados brutos dos quais não estamos aproveitando atualmente. 

A função dos macro dados ou Big Data é processar e analisar esses dados, para transformá-los em indicadores inteligíveis que ajudem a tomar decisões.

Internet das Coisas

Com a Internet das Coisas, podemos adicionar sensores a todos os tipos de objetos (de veículos a embalagens) para saber sua localização a todo momento e coletar informações sobre o ambiente que podemos processar usando Big Data. 

Hoje em dia, com a ajuda da internet, conseguimos ter acesso a tudo em questão de segundos através do smartphone. 

Com um smartphone dual Sim, até pode ter dois números e contas de acesso à internet diferentes: a pessoal e a profissional. 

Aplicativos em nuvem

A capacidade de processamento e armazenamento exigida pelo Big Data excede as possibilidades de qualquer dispositivo informático. 

A solução é fazer o upload de todas essas informações para a nuvem para acessá-las por meio de aplicativos móveis.

Blockchain

A tecnologia Blockchain facilita a colaboração por meio de um sistema de autenticação entre as partes que é impossível de manipular ou falsificar. 

Isso abre as portas para muitas aplicações, como e-CMR, contratos eletrônicos inteligentes, etc.

Machine Learning

O aprendizado de máquina permite que um sistema de computador seja treinado para “aprender” a realizar tarefas avançadas de forma autônoma. 

Por exemplo, planejar rotas de entrega mais eficientes de acordo com a hora do dia, o tipo de mercadoria, etc.

Veículos autônomos

A combinação dessas e de outras tecnologias possibilita veículos capazes de dirigir de forma autônoma, seja em ambientes controlados (como armazéns) ou mesmo em ambientes abertos (como rodovias inteligentes e cidades inteligentes).

Existem outras tecnologias que podemos adicionar à equação da Smart Logistics, desde robótica e drones até realidade virtual ou realidade aumentada. 

A pergunta é: para que tudo isso?

Logística inteligente no comércio eletrônico

O comércio eletrônico é a atividade que atualmente apresenta os maiores desafios à logística. 

Seu rápido desenvolvimento em todo o mundo é combinado com a crescente saturação do tráfego rodoviário nas cidades e a crescente demanda dos consumidores, que desejam receber seus pedidos instantaneamente. 

A logística inteligente é a única forma de responder a todas estas exigências, garantindo um e-commerce mais sustentável e capaz de satisfazer as necessidades de todos os seus intervenientes.

Por exemplo, o Big Data permite prever a demanda de um determinado item em momentos de alto volume de vendas, como Black Friday, 

Dia dos Namorados ou Sant Jordi, para garantir que uma loja online tenha estoque suficiente e evitar rupturas de estoque; 

Através de sensores RFID e sistemas de gestão de armazém (WMS) podemos saber a todo o momento onde se encontra cada artigo no armazém para aumentar a eficiência de atendimento.

Graças aos veículos conectados ou a um simples aplicativo móvel, os e-commerces que oferecem um serviço de entrega imediata para vender mais podem informar seus clientes em tempo real de onde está seu envio.

E isso é só o começo: imagine as possibilidades da Smart Logistics em alguns anos, quando veículos autônomos ou drones de entrega de mercadorias forem comuns em nossas ruas. 

Além disso, viveremos em Cidades Inteligentes que gerenciam de forma inteligente os fluxos de tráfego, áreas de estacionamento ou a reserva de vagas para carga e descarga de mercadorias.

Assim, entregar pedidos de lojas online em 15 minutos ou menos… não vai mais parecer ficção científica!

Se o seu negócio ainda não entrou no mundo inteligente, saiba que além do conforto que oferece a gestão de todos os dispositivos eletrônicos, os inteligentes ajudam a economizar nos kwh da energia, e a usá-la quando é realmente necessária.