Tendência de terceirização nas áreas de segurança

Tendência de terceirização nas áreas de segurança

Atualmente, não apenas os setores industriais de nível primário, secundário e terciário, como também uma variedade imensa de negócios e empresas recorrem cada vez mais à solução da terceirização, também conhecida como outsourcing ou externalização (no sentido de que certa atividade será “externalizada”, ou seja, colocada aos cuidados de uma parte externa, de um terceiro).

Trata-se, no caso, de empresas terceirizadas que cumprem o papel de garantir o funcionamento de alguma atividade corporativa (que não seja a atividade principal do cliente).

Tal medida pode, por exemplo, ir desde uma simples terceirização de limpeza, até a terceirização de serviços mais abrangentes tais como:

  • Segurança;

  • Estacionamento;

  • Tecnologia;

  • Contabilidade;

  • Parte jurídica.

De todas essas prestações de serviço, uma das mais requisitadas, atualmente, em especial em empresas localizadas em grandes metrópoles, é a dos setores de segurança e de defesa de patrimônio.

A terceirizadora dessa área, tal como ocorre em todo processo de outsourcing, arca com as responsabilidades concernentes tanto a processos e artigos necessários, quanto à mão de obra qualificada, conforme ficará claro adiante.

Sobre serviço de controlador de acesso

Um exemplo clássico de atividade terceirizada na área da segurança é o do serviço de controlador de acesso. Tal atividade se dirige à segurança e ao controle de acesso de populares e transeuntes, podendo esses frequentar o local automobilizados ou não.

O controle de acesso pode referir-se a um sistema totalmente automatizado e de tecnologia integrada, que lida com portas e cancelas programadas para atuarem por conta própria.

Bem como pode remeter a um sistema misto, no qual operadores humanos exercem a força de trabalho juntamente com o sistema tecnológico.

A gestão dos clientes que terão acesso ao espaço que demanda esse tipo serviço de controlador de acesso se faz necessária em vários tipos de empresas e espaços comerciais ou administrativos.

Listamos abaixo apenas alguns exemplos mais comuns e mais carentes dessa solução:

  • Condomínios empresariais;

  • Estabelecimentos comerciais;

  • Condomínios residenciais;

  • Prédios públicos e do governo;

  • Condomínios de indústrias.

Sobre EPIS e demais cuidados do operário

Conforme sobredito, ao prestar o serviço terceirizado, a empresa terceirizadora se torna responsável por todo o processo envolvido na atividade; de fato, é nisso que reside uma das maiores vantagens desse tipo de solução.

Um exemplo bastante claro desse tipo de responsabilidade remete mais aos operários do que aos equipamentos implicados no serviço, embora a terceirizadora seja igualmente responsável por ambos. Os famosos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que os empregados podem utilizar ilustram bem esse caso.

Um uniforme especial, um capacete e um protetor auditivo tipo concha (ou de qualquer outro tipo) são apenas alguns dos exemplos de acessórios que os operadores terceirizados podem necessitar em seu dia a dia.

O protetor auditivo, também conhecido como protetor auricular, é significativo especialmente em casos de serviços prestados em grandes metrópoles.

De fato, as relações de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como já ficou claro, se darão sempre entre a terceirizadora e seus funcionários, nunca envolvendo a empresa cliente, que é aquela pessoa jurídica que contrata os serviços de outsourcing.

Sobre como renovar AVCB

Outro exemplo de serviços comumente terceirizados são aqueles que dizem respeito a questões alfandegárias, cartorárias ou de licenças de funcionamento.

O que mais ilustra essa tendência são os escritórios especializados em soluções voltadas para questões legais pertinentes a exigências da prefeitura, como as de segurança de acesso ou segurança contra incêndios.

Há todo um mercado crescente no Brasil inteiro em torno desses serviços. O mais comum deles diz respeito a como renovar AVCB SP. A sigla A.V.C.B remete ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Tal certificação diz respeito, não apenas à segurança de operadores, mas sobretudo à segurança dos clientes e usuários de espaços de acesso público.

O que ela atesta é que, ao menos no momento da vistoria técnica, o local possuía todas as devidas instalações, acessórios e indicações de cuidados contra incêndio.

Importante

Em todos os casos exemplificados acima, trata-se de serviços de terceirização que dizem respeito à segurança de operários, clientes e transeuntes de todos os tipos, que incluem a acessibilidade de crianças, idosos e até pessoas com necessidades especiais.

Dessa forma, é fundamental que antes de fechar acordo ou negócio com a prestadora de serviço sejam feitas pesquisas sobre sua reputação, além de verificações com os órgãos competentes no sentido de auferir se todos os procedimentos realizados estão realmente sendo operados de modo correto, eficiente e seguro.