Top 5 dicas de redação de conteúdo

Top 5 dicas de redação de conteúdo

Top 5 dicas de redação de conteúdo

Em um ambiente de marketing de conteúdo quanto mais original a voz de sua marca for, mais você pode se destacar. 

Por isso, é tão importante saber produzir uma redação de conteúdo de qualidade.

Se você é um gênio da escrita ou a escrita te faz estremecer, aqui estão algumas maneiras simples de adicionar interesse ao seu conteúdo e atrair o público.

O que é redação de conteúdo?

Redação de conteúdo é a captação das ideias delimitadas de uma pauta, que será  transformado em um texto contendo informações relevantes para a estratégia de conteúdo do cliente. 

Tudo deve ser reunido para cativar os leitores e aproximá-los da marca.

Para aproveitar ao máximo essa estratégia de SEO, preparamos este artigo, para te ajudar a se destacar nos resultados de pesquisa do Google, com 5 dicas de  redação de conteúdo de qualidade. 

1. Minimize o uso de palavras de baixo impacto

Quer você seja uma empresa grande ou pequena, seu conteúdo deve parecer poderoso e bem pensado. 

Em sua escrita, exclua algumas palavras fracas, como:

  • Possivelmente;
  • Provavelmente;
  • Pode ser;
  • Basicamente.

Todas essas palavras de proteção minimizam o impacto do seu conteúdo. 

Imagine você ler um conteúdo de tratamento para dor na coluna no RJ, que possui diversas vezes, essas palavras, citadas acima. Você provavelmente perderá parte da credibilidade depositada naquela clínica. 

Não que não possam ser utilizadas, mas sempre que possível as deixe de lado, e opte por palavras mais ricas e fortes. 

Utilize palavras que transmitam de forma clara e objetiva suas ideias.

2. Frases de anúncios

As frases de chamariz ou frases de anúncios como são conhecidas, são outra oportunidade para uma redação poderosa. 

Certifique-se de que seu título ou anúncio é atraente o suficiente para motivar os leitores a clicar nele. 

Use essa mentalidade ao editar e transforme declarações simples em fortes apelos à ação. 

Por exemplo, em vez de escrever “Você tem que conhecer esse Escritório de Processos Jurídicos em SP agora”.

Livre-se da penugem na frente e vá com “Conheça esse Escritório Jurídico em SP agora”. Simples, forte, mais confiável e efetivo.

Apelos à ação negativos matam os positivos, a negatividade faz com que o leitor tenha a sensação de que estará perdendo aquele conteúdo.

3. Leia seu conteúdo

Parece clichê, mas é muito importante ler seu conteúdo, leia sua escrita em voz alta. É estranho sair da sua boca? Se sim, então a leitura será estranha. 

Revise essas palavras para que você possa pronunciá-las com confiança e seus leitores possam consumir, e compreender completamente seu conteúdo. 

4. Escrita – Fontes e pontuações 

Escreva como você fala, com ênfase, entusiasmo e tons únicos. Use itálico, palavras em negrito, parênteses, números reais não escritos. 

Use de forma moderada e coerente, pontos de exclamação, muitas palavras em maiúsculo, essa ação remete ao aumento do tom da voz. 

As palavras em negritos servem para destacar e enfatizar uma ação, como “Clique aqui para saber como tratar nódulo na tireóide”, por isso, não há necessidade de em parágrafos inteiros.

5. Corretor ortográfico 

Portanto, pelo menos dois conjuntos de observadores devem estar no rascunho, verificando a gramática, garantindo que os links estejam corretos.

Sendo assim, há uma pior transgressão em seu conteúdo é não utilizar ou ignorar a correção ortográfica. 

Por isso, possibilite uma união entre o seu conteúdo, e o seu corretor. Escrever “alergologista no RJ” nunca parece certo, mas a correção ortográfica por si só não é suficiente. 

Portanto, use palavras ricas e robustas de significados, mas lembre-se de que o leitor do outro lado do conteúdo não tem tempo para decifrar o significado pretendido. 

Reserve um tempo para garantir que o que você deseja comunicar seja compreendido. 

Considerações finais

A redação de conteúdo para a Internet também requer conhecimento de técnicas de SEO. 

Você deve combinar habilidades de escrita, como o uso de link building, intertítulos e palavras-chave.

Essas dicas não só melhoraram suas redações de conteúdo, mas também possibilitam um posicionamento melhor nos resultados dos mecanismos de pesquisa como o Google.

Por esse motivo, você deve estar sempre atualizado com as ferramentas de marketing de conteúdo. Coloque em prática as 5 dicas que você aprendeu, e continue sempre se atualizando.

Texto escrito por Monique Horrana da KOP animado.