Alguns equipamentos de segurança importantes no trabalho

Alguns equipamentos de segurança importantes no trabalho

No meio profissional, diversas empresas e profissões exigem que os trabalhadores façam uso de equipamentos que protejam suas vidas, sua saúde e sua integridade física e emocional.

Os equipamentos de proteção individual são obrigatórios e precisam ser utilizados em situações que apresentem riscos. Garantir a segurança dos profissionais é obrigação prevista em lei e precisa ser respeitada.

Mas se você tem dúvidas ou quer conhecer um pouco mais sobre alguns equipamentos de proteção individual – EPIs, acompanhe este artigo.

Alguns equipamentos de segurança do trabalho

De fato, existem diversos equipamentos que garantem a segurança dos trabalhadores. Existem equipamentos para trabalho em altura, equipamentos para câmaras frias, para lidar com produtos químicos e dentre outros.

Para garantir um bom equipamento, é importante procurar por uma boa confecção de uniformes profissionais, pois a qualidade dos equipamentos é tão importante quanto a segurança.

Esses equipamentos, muitas vezes, precisam ser resistentes para suportar o peso de um profissional. Os trabalhadores de uma construção civil, por exemplo, se expõem a grandes altura, o que faz com o trabalho diário seja arriscado.

Portanto, procurar por uma fabricante de EPI de qualidade é imprescindível para garantir uma rotina de trabalho tranquila.

Os equipamentos de segurança para trabalho em altura podem incluir:

  • Cinto de segurança;
  • Cinto de segurança cadeirinha;
  • Cordas;
  • Escadas;
  • Talabarte de segurança;
  • Trava queda.

Estes são apenas alguns dos equipamentos para segurança dos trabalhos em altura que podem ser encontrados, no entanto, diversos outros também precisam ser utilizados, como:

  • Calçado de segurança;
  • Óculos de segurança;
  • Capacete de segurança;
  • Luvas de segurança.

A bota de segurança também pode ser utilizada para trabalhos em alturas ou em outros tipos de trabalho. Uma empresa de limpeza, por exemplo, que oferece serviços terceirizados de limpezas para empresas, condomínios ou outros locais faz bastante uso de botas de segurança.

Geralmente essas botas são feitas de PVC e são impermeáveis, portanto, os profissionais da limpeza não correm o risco de entrar em contato com água ou produtos químicos pesados utilizados em limpeza.

Mas essas botas não são apenas para esse tipo de uso, pois existem outros tipos, como as botas usadas em empresas de metalurgia, por exemplo.

Essas botas possuem um bico de ferro protetor que protege contra quedas de objetos e ferramentas pesadas. Sem esse bico de ferro, o trabalhador corre o risco de ter os dedos dos pés esmagados por uma peça ou ferramenta pesada.

O setor de construção civil também costuma usar essas botas, pois também há o risco de queda de objetos pesados.

Mas além de oferecer todos os equipamentos de proteção individual necessários para o dia a dia no trabalho, as empresas precisam contar com equipamentos de primeiros socorros. Esses equipamentos são importantes, pois ajudam a socorrer o funcionários, caso ocorra algum acidente, até a chegada da ambulância.

Os primeiros socorros são vitais para salvar uma vida, portanto, além de ter os equipamentos, é extremamente importante que a empresa ofereça treinamento e orientação para os funcionários sobre como proceder em caso de necessitar realizar os procedimentos de primeiros socorros.

Essas instruções salvam vidas e precisam ser de conhecimento de todos os profissionais. Mas você sabe como realmente funciona a medicina voltada para o trabalho? Confira o tópico que vem a seguir.

A medicina do trabalho e sua importância

A segurança no trabalho é um conjunto de ações que visam diminuir a ocorrência de acidentes com ou sem consequências nos ambientes de trabalho. Para isso, existe, também, a medicina do trabalho, que visa garantir a saúde ocupacional dos trabalhadores.

Os médicos e os enfermeiros do trabalho são profissionais que precisam estar presentes nas empresas para garantir a saúde ocupacional dos profissionais. A quantidade de profissionais da saúde do trabalho depende do tamanho da empresa, da quantidade de profissionais e do risco que determinadas atividades apresentam.

Além disso, existe a PCMSO, uma sigla para Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, criada nos anos 1990. Os dados coletados por meio dos exames periódicos são parte do PCMSO e demonstram se há riscos de saúde para algum colaborador, bem como maneiras de prevenção.

Tanto os equipamentos quanto as ações de prevenção e cuidado com a saúde e a integridade física e mental dos trabalhadores são atitudes obrigatórias para as empresas. Zelar pela saúde dos funcionários é zelar pela própria empresa e pelo que ela oferece.