Movimentação de cargas e importação

Movimentação de cargas e importação

O transporte e movimentação de cargas é um dos aspectos mais importantes do setor industrial como um todo. De fato, todo produto precisa ser despachado e transportado várias vezes.

Nesse cenário, desde os movimentos internos que precisam ser feitos na linha fabril da indústria (para não falar na logística das matérias-primas dos setores primários e secundários), até a finalização do item e despacho para revendedores e representantes da marca são necessários. Por fim, o material passa por outros processos até que chegue ao usuário final

Muitas vezes nós ignoramos o trajeto que um determinado produto teve que fazer até chegar aos nossos cuidados. Ou então compramos pela internet e temos a impressão de que o único processo de transporte envolvido no caso é o dos serviços de entrega ou da transportadora que opera a remessa. Mas, não ha nada mais falso.

Na verdade, esse transporte propriamente industrial pode ser feito de várias formas e conta bastante com a infraestrutura do país.

Isso porque é sua eficiência e burocracias que determinará não apenas a questão de prazos e segurança durante o processo, como a própria questão do valor final do produto, uma vez que o frete pode ser um dos maiores fatores de encarecimento de mercadorias.

Seja por avião ou por barco, seja por trem ou por caminhões, o carreto de um lote de determinado produto é a última etapa da linha de produção/venda de uma determinada empresa e nem por isso está entre as mais fáceis.

No Brasil, por exemplo, infelizmente a infraestrutura é terrível e não raro se torna razão de lentidão e encarecimento de produtos e insumos.

A importância do transporte marítimo

As autoridades são unânimes: os portos nacionais são um desastre! Nada obstante, 90% do comércio mundial ocorrem via transporte marítimo. Isso é assim especialmente quando se fala em mudanças de maquinário e transporte de cargas pesadas tal como caminhões e cargas especiais da área de construção civil.

Nesse caso, a maioria dos navios pode ser classificada em quatro categorias:

  • A dos graneleiros secos;
  • A dos graneleiros úmidos;
  • A dos navios porta-contêineres;
  • Petroleiros.

Essas categorias não diferem apenas nas características físicas dos navios, mas também em seus padrões e redes de mobilidade.

Os navios porta-contêineres, por exemplo, também conhecidos como porta-contentores, seguem caminhos repetidos regularmente, como estratégia típica desse tipo de carga. Já uma carga de graneleiros (ou seja, de grãos), move-se de maneira muito menos previsível entre os portos.

Outro fator de diferenciação é o do içamento preço. Trata-se do modo como a carga será atracada pelo navio, cujas modalidades podem variar e incluir desde força de tração humana até guindastes e mecanismos mais complexos e tecnológicos.

Como essas modalidades de transporte funcionam?

Conforme sobredito, tudo influencia no valor do frete que será cobrado e, portanto, no valor que será repassado e agregado no montante do custo do produto, o que se torna um ônus para o cliente final.

Ou seja, para nós mesmos, uma vez que a quase totalidade de produtos comercializados no mundo passam por esse tipo de transporte, das roupas e celulares até alguns alimentos e medicamentos.

Seguem abaixo os mecanismos mais comumente utilizados no içamento de cargas:

  • O guincho eletrônico de coluna;
  • A coluna para braço giratório;
  • O próprio braço giratório de coluna;
  • O guindaste giratório de parede;
  • O guindaste giratório de piso, etc.

Sem a força de tração dos guindastes e muncks esse tipo de serviço seria impensável.

Do mesmo modo, sem um modo eficiente de carregar toneladas e toneladas de produtos nos navios, todo o processo industrial do mundo estaria fortemente comprometido em sua agilidade e capacidade de movimentar trilhões de artigos todos os meses.

O içamento de vidros e de itens frágeis

Um exemplo de como o serviço de içamento pode ser profissional e indispensável se encontra no içamento de vidros.

Naturalmente, no caso de itens tão frágeis toda a lógica do transporte precisa ser alterada e a empresa que presta o serviço deve lançar mão de cuidados e garantias maiores. Ou então a empresa que solicita o serviço jamais se sentiria segura em contratá-lo.

Algumas empresas se especializam nesse tipo de demanda e investem em aparatos como levantadores a vácuo, guindastes de contrapeso e até mesmo robôs emborrachados.

Tudo a fim de garantir a excelência que é devida, no final das contas, a qualquer empresa ou pessoa física que contrate os já indispensáveis e mais modernos serviços de movimentação de cargas.