Como as coberturas do seguro de viagem funcionam?

Como as coberturas do seguro de viagem funcionam?

Conheça as coberturas básicas e adicionais oferecidas no seguro-viagem

O seguro-viagem deve entrar no seu planejamento de viagem. Se você gosta de viajar, precisa entender como esse seguro funciona. Aqui, vamos mostrar como você pode contratar um seguro viagem completo

 

Inclusive, é importante saber que muitos países estrangeiros exigem a apresentação de um seguro-viagem para permitir a presença de viajantes. Além disso, ao contrário do que muitos podem pensar, a cobertura de um seguro-viagem vai muito além de despesas médicas e hospitalares. 

Como funciona um seguro-viagem? 

Como qualquer tipo de seguro, o seguro-viagem tem como objetivo proteger o segurado contra incidentes durante uma viagem. A contratação desse tipo de seguro pode ser feita em uma agência de viagens autorizada ou em uma corretora de seguros. 

 

Além de planejar a sua viagem, contratando passagens aéreas, hospedagem e fazendo o orçamento dos gastos, todo viajante deve fazer a contratação de um seguro-viagem, seja em viagens nacionais ou internacionais. 

 

Para contratar um seguro viagem, você precisa informar os principais detalhes da viagem como origem e destino, datas de embarque e desembarque, tipos de coberturas desejadas para a viagem, entre outras informações. 

 

Depois de prestar todas as informações necessárias, a agência ou corretora escolhida faz a cotação do seguro-viagem. Caso a cotação agrade o cliente, o seguro-viagem é firmado. 

 

No entanto, se você firmar o contrato de seguro-viagem semanas antes da viagem, saiba que a cobertura do seguro só entrará em vigor a partir do dia do embarque da viagem. 

 

Dessa maneira, a cobertura do seguro-viagem termina após a data de retorno da viagem. Caso haja necessidade, o segurado deve entrar em contato com a seguradora por meios dos canais informados e enviar as documentações necessárias para que o seguro seja acionado. 

Quando fazer a contratação do seguro-viagem? 

O ideal é que o viajante faça a contratação do seguro-viagem após a contratação dos outros itens da viagem como passagem aérea e hospedagem. A contratação pode ser feita em até 24h ou 48h antes da data de embarque, dependendo da seguradora. 

 

Então, para não perder a chance de contratação de um seguro, você deve contratá-lo, pelo menos, uma semana antes do início da sua viagem. Outra dica é fazer a contratação na hora que for contratar o seu pacote de viagem para não correr o risco de esquecer. 

O que um seguro-viagem pode cobrir? 

Pelas normas da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), existe uma lista de coberturas básicas de um seguro viagem, que todas as seguradoras devem oferecer. Além disso, existem outras coberturas adicionais que são oferecidas pelas seguradoras. 

 

Confira abaixo as coberturas básicas que todo seguro-viagem deve garantir:

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas tanto em viagens nacionais como internacionais; 
  • Traslado médico; 
  • Traslado de corpo;
  • Regresso sanitário, cobertura que se tornou popular ao longo da pandemia por conta das restrições da COVID-19;
  • Invalidez parcial ou permanente;
  • Morte em viagem (seja natural ou acidental).

 

Aliado a essas coberturas básicas, corretoras e agências de viagem oferecem coberturas adicionais, que podem ser contratadas pelos viajantes. Algumas coberturas são:

 

  • Extravio de bagagem em caso de roubo, furto, dano ou destruição;
  • Cancelamento de viagem;
  • Despesas de funeral; 
  • Despesas farmacêuticas;
  • Atraso e cancelamento de voo;
  • Seguro para eletrônicos.
  • Prorrogação de viagem; 
  • Pagamento de fiança; 

 

Estas são algumas das coberturas adicionais que as seguradoras oferecem na contratação de um seguro-viagem. O mais importante para o seguro é verificar se todas as coberturas básicas são oferecidas realmente e escolher as coberturas adicionais necessárias de acordo com o objetivo e as condições de sua viagem. 

 

Agora que você já sabe como um seguro-viagem funciona, inclua-o nos seus planejamentos de viagem. Dessa maneira, você pode estar tranquilo caso algo dê errado, tendo acesso a coberturas que lhe garantem segurança e saúde durante as viagens.