Como é feito o planejamento estratégico para escritório de advocacia?

Como é feito o planejamento estratégico para escritório de advocacia?

O planejamento estratégico de um escritório de advocacia é uma forma eficiente de estabelecer processos, ações e decisões, a fim de obter destaque nesse segmento tão concorrido. 

Ademais, é uma forma de traçar os objetivos da organização e tornar bem-sucedido o negócio.

Por que é importante fazer o planejamento estratégico em um escritório de advocacia?

A sobrevivência num mercado tão competitivo como os de escritórios de advocacia está diretamente vinculada ao planejamento estratégico feito pelas empresas. 

Segundo artigo publicado pela Forbes, “as empresas mais bem-sucedidas respondem às crises de acordo com um plano, em vez de apenas reagir a elas”.

Esse plano de ação deve projetar todas as ações que serão realizadas durante o ano e todos os objetivos a serem alcançados pelo escritório de advocacia. 

Ele costuma ser feito no início do ano, sendo proveitoso utilizar um período com poucas atividades na área advocatícia e organizar esse planejamento.

Como fazer o planejamento estratégico?

Um bom planejamento estratégico começa com o entendimento de que o escritório de advocacia é uma empresa. Assim, todos os objetivos devem estar focados em metas previamente estabelecidas.

Dessa forma, os colaboradores da empresa devem estar comprometidos com os objetivos traçados e de acordo com o propósito definido pelos responsáveis.

Após traçar as metas a serem alcançadas pela organização, é importante identificar os maiores problemas que possam atrapalhar esses objetivos e eliminá-los.

Estabeleça metas mensuráveis

A definição de metas deve ser o ponto de partida do planejamento estratégico para escritórios de advocacia. 

E as metas devem ser mensuráveis, pois a partir de seu acompanhamento durante o processo de trabalho, será possível medir se o objetivo está sendo alcançado ou não. Existem alguns métodos muito utilizados para fazer isso:

OKR

As metas traçadas com essa metodologia devem ter um objetivo específico e como ele será mensurado. Cada OKR segue a seguinte estrutura: Eu vou (objetivo) é medido por (objetivos e resultados);

Metas SMART

Neste caso, deve-se ter um objetivo possível de ser conquistado e um prazo para que ele seja alcançado. A sigla SMART significa: 

  • S (Específico);
  • M (Mensurável);
  • A (Atingível);
  • R (Relevante);
  • T (Temporal).

Ademais, existe um outro método importante.

KPI

Sua tradução significa Indicador-Chave de Desempenho. Essa ferramenta informa dados que mostram o desempenho dos processos e das estratégias de uma organização. Essas informações são importantes para mensurar a eficiência das atividades.

Utilize ferramentas de Planejamento Estratégico

Para estruturar o planejamento estratégico é necessário utilizar ferramentas e métodos que sejam mais efetivos para o negócio. A seguir algumas ferramentas e metodologias que serão úteis na aplicação do planejamento.

Mapa de empatia

É uma ferramenta visual para analisar e descrever o comportamento e o modo de vida do potencial cliente a partir de um gráfico. O Mapa da Empatia detalha com clareza várias informações a respeito do público alvo: cenário, ações, pensamentos, necessidades e desejos.

Quanto mais a organização conhece o seu cliente, mais compreende suas necessidades e desejos. Assim, pode estar conectado para lhe oferecer serviços que resolvam seus problemas e superem suas expectativas e desejos.

O mapa vai definir o que o cliente pensa e sente, o que escuta, o que faz e o que vê. Além disso, deve apresentar quais são as dores e as necessidades do cliente. Dessa forma, a ferramenta permite reproduzir de forma exata quem é o cliente.  

Análise SWOT

A sigla SWOT significa Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats – que traduzindo, formam as palavras Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. 

Então, esse tipo de análise irá encontrar os pontos fortes e fracos do escritório de advocacia, além das oportunidades e ameaças que possam surgir.

O primeiro termo se refere ao que o escritório tem de melhor e isso deve ser o diferencial da organização. O segundo deve apontar as dificuldades mais frequentes no trabalho e, com isso, criar formas superá-las.

Continuando a análise, o terceiro termo da sigla reflete às oportunidades que o segmento está inserido e como aproveitá-las para seu crescimento. Já o último, representa a concorrência e outros fatores que podem comprometer o desenvolvimento da organização.

Após feita a análise SWOT, será possível fazer um planejamento estratégico para o escritório de advocacia com ações bem definidas.  

Plano PDCA

O PDCA é uma ferramenta usada para otimizar os processos administrativos de uma empresa. A sigla serve para identificar os termos em inglês: Plan, Do, Check and Act – que em português significa: Planejar, Fazer, Checar e Agir.  

Assim, o PDCA é uma forma contínua e interativa de administração que se baseia nos quatro pilares da sigla: planejamento, execução, verificação e ação. O foco da metodologia é a qualidade do serviço: aperfeiçoamento contínuo e eliminação de falhas no processo.

Então, a primeira etapa visa planejar os objetivos e a execução dos métodos a serem empregados. Já na segunda acontece a execução do que foi planejado e o treinamento dos envolvidos para que a metodologia seja aplicada com sucesso. 

Na próxima etapa os resultados dos processos devem ser analisados e apontadas possíveis falhas. Para finalizar, a última fase do PDCA visa corrigir as falhas apresentadas no processo.

Matriz BSC

A metodologia BSC (Balanced ScoreCard) é indicada no planejamento estratégico para organizações que possuem metas e estratégias bem definidas e que buscam mensurar seu desempenho através de indicadores quantitativos.

A ferramenta busca definir parâmetros para a avaliação de desempenho através de quatro indicadores:

  • Financeiro: indicadores de desempenho e rentabilidade;
  • Clientes: satisfação dos clientes com a empresa;
  • Processos internos: identificação de processos com problemas;
  • Aprendizado e crescimento: capacidade e motivação do pessoal.

Continue a leitura e conheça mais alguns pontos de um bom planejamento estratégico para um escritório de advocacia.

Maior reconhecimento do escritório

Para obter maior reconhecimento, um planejamento de marketing também deve ser parte da estratégia de crescimento dos escritórios de advocacia. 

Hoje, o marketing digital está presente em todas as plataformas digitais e a internet é um importante canal de comunicação para divulgar os serviços advocatícios.

É importante que ações para o reconhecimento do escritório estejam associadas aos objetivos definidos no planejamento estratégico da empresa. Isso irá possibilitar que a organização seja reconhecida pela excelência de seus trabalhos.

Planejamento de marketing para escritórios de advocacia

Os escritórios de advocacia cada vez mais estão adotando estratégias de marketing jurídico para divulgar seus serviços na internet e nas redes sociais. 

No entanto, para que esses investimentos em publicidade obtenham resultados eficientes, é necessária uma estratégia bem definida para que o objetivo traçado seja alcançado.

Uma boa estratégia começa pela escolha dos canais de comunicação que poderão alcançar potenciais clientes para o escritório de advocacia. Definir qual plataforma pode alcançar melhores resultados é essencial para um plano de marketing.

Limitações impostas pela OAB

Antes de começar um planejamento de marketing para escritórios de advocacia, é importante também se informar sobre as limitações impostas pelo código de ética da OAB na publicidade.

O código de ética da OAB impõe algumas limitações a escritórios de advocacia no que se refere à propaganda. Então, é prudente entender o que é permitido e desenvolver as ações de marketing na área jurídica. Principais limitações:

Rádio e televisão

O escritório de advocacia não pode utilizar esses meios de comunicação para fazer propaganda.

Respeito aos colegas

O advogado não pode desrespeitar companheiros de profissão, nem as instituições judiciárias.

Dizeres chamativos e cores excêntricas

Esse tipo de publicidade não pode ser usado pelos escritórios de advocacia, de acordo com o código de ética da OAB.

Vincular publicidade de Direito a temas não relacionados à advocacia

Não é permitido oferecer desconto por serviços de um escritório por uma parceria com determinada loja, ou com certo prestador de serviço.

Divulgar da forma de pagamento

Também não é permitido divulgar formas de pagamento e valores dos serviços prestados.

Utilizar e-mail e celular

Não é permitido utilizar esses meios para oferecer serviços advocatícios. Só é permitido usá-los para se comunicar com os clientes.

Saiba o que o público está buscando

Saber exatamente o perfil de quem está buscando serviços de advocacia é o principal detalhe em uma estratégia de marketing. Após definir o público-alvo, os resultados de campanhas de marketing de conteúdo e relacionamento serão mais efetivos.

É importante traçar as principais características do público-alvo. E, a partir disso, definir as estratégias de marketing para chegar até os potenciais clientes. As principais características são:

  • Faixa etária do público;
  • Média salarial;
  • Localização geográfica;
  • Nível de escolaridade;
  • Interesses pessoais.

Além dos pontos citados até aqui, existem outros que também precisam de bastante atenção.

Defina uma frequência de publicações para redes sociais e blogs

Especialistas em marketing digital sugerem que haja uma frequência de publicações nas redes sociais e blogs na internet para que o engajamento dos usuários aumente de acordo com a publicação de conteúdo.

A frequência de postagens em redes sociais e blogs é essencial para mostrar o interesse do escritório de advocacia em apresentar soluções para seus seguidores. Ao manter a frequência das postagens, a organização aumenta o interesse pelo público em seus serviços.

Este conteúdo foi produzido em parceria com a 3MIND, a maior agência de Marketing Jurídico do Brasil, que conta com uma equipe composta por experts em Marketing Digital nas mais inúmeras formações, de Advogados à Publicitários.