Como montar um escritório inteligente em casa

Como montar um escritório inteligente em casa

Automatizar o ambiente do escritório é uma estratégia para aumentar o seu conforto e segurança. Veja dicas para integrar a tecnologia na decoração

A cada dia que passa a tecnologia faz mais parte do nosso dia a dia. A automação dos ambientes já deixou de ser coisa de filme e, com equipamentos cada vez mais acessíveis, tem entrado mais em nossas casas, tornando-as mais seguras e facilitando as tarefas do dia a dia. 

 

No ambiente corporativo essa já é uma tendência há alguns anos. Mas, com a popularização do home office ou de rotinas híbridas de trabalho, produtos de tecnologia avançada também passam a fazer parte dos escritórios em casa. E são muito bem-vindos para deixá-los mais confortáveis e inteligentes.

 

Quer modernizar o espaço que usa para trabalhar remotamente, mas não sabe no que vale a pena investir? Separamos algumas dicas daquelas que, quando você começar se acostumar, vai começar a se perguntar como viveu tanto tempo sem.

Delimite um ambiente

É interessante ter um ambiente separado apenas para o escritório, mesmo que ele não seja delimitado por paredes. A ideia é que você defina o lugar onde vai trabalhar para poder investir nele. Não pode ser um dia na sala, outro no quarto e outro na cozinha.

Priorize a ergonomia

Trabalhar em casa não pode ser descuidar da sua saúde. Portanto, priorize móveis ergonômicos, que cuidem da sua postura e conforto. A tecnologia também está avançada nesses itens e, se possível, compre uma cadeira moderna, que seja totalmente regulável e garanta o máximo de conforto.

 

Invista também em uma boa mesa e apoio para os pés. Se o orçamento permitir, existem opções aquecidas para os dias mais frios e até que te fazem massagem enquanto você trabalha. Por que não?

 

Tenha uma boa máquina

Para começar, você precisa de um computador compatível com as funções que realiza. Isso quer dizer que ele deve suportar os programas e softwares que você precisa instalar para automatizar as tarefas, assim como no escritório da empresa. Tudo a ver com a sua produtividade no home office.

Invista na internet

Você vai precisar de internet para rodar os programas e sincronizar os aparelhos tecnológicos do seu escritório em casa. Portanto, contrate um plano com boa banda para tráfego de dados e também um modem e roteador que garantam uma boa cobertura para suprir a demanda da casa e do escritório.

Instale sensores de presença

Os sensores de presença, que ligam e desligam a luz e outros equipamentos eletrônicos, como o ar condicionado, são interessantes não só pela praticidade, mas também porque te ajudam a economizar energia, desligando os aparelhos quando você não está no ambiente.

Considere tomadas inteligentes

As tomadas inteligentes são estratégicas para qualquer ambiente porque, por meio delas, você pode tornar qualquer eletrodoméstico moderno automatizado. Isso porque, pelo smartphone ou outro dispositivo, você pode ligar ou desligar o que estiver naquela tomada.

 

Essa é uma ótima opção para economizar energia daqueles equipamentos que ficam em stand-by, como o computador. Esqueceu de desligar e não quer mais voltar para o escritório para não acabar trabalhando mais? Basta desativar a tomada usando o seu celular.

Use um robô para a limpeza

Em casa você não conta com uma equipe para higienizar os ambientes como na empresa. Para não perder tempo com esse trabalho e nem ficar trabalhando em um escritório sujo, a tecnologia também é aliada. Que tal investir em um aspirador robô e programá-lo para limpar o ambiente em todo final de expediente?

Não dispense a câmera de segurança

Você provavelmente guarda arquivos importantes no seu computador e nas gavetas do seu escritório. Portanto, mesmo em casa, é uma boa ideia ter câmeras nesse ambiente. Não é questão de confiar ou não em quem mora com você, ou frequenta o ambiente, é um mecanismo de segurança extra.