Prospecção via WhatsApp e Telegram: Como não ser invasivo

Prospecção via WhatsApp e Telegram: Como não ser invasivo

prospecção

A prospecção de novos clientes é um trabalho importante e que deve ser feito constantemente, de maneira ativa e planejada. Algumas boas ferramentas, nesse caso, se colocam à disposição para que a prospecção de novos contatos seja possível. Mas é preciso usar com cuidado e da maneira certa. Caso contrário, poderá arranhar o nome da sua marca no mercado.

Abaixo, veja três ideias de como prospectar clientes no WhatsApp e Telegram da maneira certa.

Tenha leads quentes

Antes de mais nada, na prospecção é preciso considerar leads quentes para o seu negócio. Isto é, leads que realmente se importam com o seu produto/serviço e que tenham algum real interesse em comprar no futuro.

Os leads quentes, nesse caso, são leads que vieram de alguma etapa do funil de vendas. Pode ser a partir de um conteúdo no blog, uma rede newsletter no site ou algum meio de captação ativo, em que o lead decide fazer parte da lista.

Ofereça algo de valor em troca

Oferecer algo em troca é muito importante. Isto é, você não pode pedir para que o lead entre “de graça” na sua lista. Ele precisa ter ciência de que vai receber algo muito interessante em troca.

Esse algo em troca pode ser um cupom de desconto, um brinde, uma promoção específica, acessos antecipados e outras condições que gerem valor. Isto é, que faça com que os leads, de fato, queiram fazer parte da sua rede de contatos.

Mas cuidado para não desvirtuar e encontrar somente leads “interesseiros”. Faça uma limpa estratégica de tempos em tempos na sua lista e mantenha somente os contatos realmente quentes.

Crie relacionamento

E por fim, crie relacionamento. Afinal, o relacionamento é a base das vendas. Sem ele, não é possível vender, uma vez que uma venda é uma transação humana.

Por isso, fale com seus leads, seja humano, esteja disponível, ofereça valor intrínseco e mostre a sua preocupação em mantê-los por perto.