Como planejar uma viagem com recém-nascido

Como planejar uma viagem com recém-nascido

recém-nascido

Quer viajar com seu bebê recém-nascido? Confira dicas para ter segurança, conforto e diversão em família 

Depois que um bebê nasce, é natural a vontade dos pais e familiares em lhe apresentar ao mundo. Para isso, nada melhor do que seguir viagem. Mas, com um ser humano tão pequeno nos braços, quais cuidados devem ser levados em consideração na hora de cair na estrada? 

 

Quem vai viajar de carro já sabe (ou deveria saber) que um dos itens indispensáveis é o bebê-conforto. A “cadeirinha” que vai no carro é um item de segurança obrigatório para transportar crianças com até 1 ano de idade ou 13 kg. 

 

Mas não é só isso. Outros pontos devem ser levados em consideração na hora de viajar com um recém-nascido, por isso, continue a leitura e conheça cuidados e dicas para tornar tudo mais prazeroso e divertido para toda família. 

Primeiro passo: converse com o pediatra

O médico pediatra é o profissional indicado para dar orientações às famílias com crianças. Se você está pensando em viajar com seu filho de colo, é importante comentar com o médico para saber sobre a aplicação das vacinas até a data da viagem e as possíveis complicações. 

Segundo passo: check up da segurança

Se for viajar de carro, deixe o veículo tinindo para pegar a estrada. Leve o veículo no mecânico e deixe tudo alinhado: pneus, óleo, alinhamento, freio, embreagem; todos são ítens de primeira necessidade para viajar com segurança. 

 

No dia da viagem, seja ela curta ou longa, faça pausas em pequenos intervalos de tempo, entre 30 minutos a 2 horas de viagem (no máximo). Use o tempo na parada para tirar o neném do bebê-conforto, amamentá-lo, trocá-lo e verificar seu bem-estar. Isso vai evitar alguma torção ou dor muscular por ficar sentado na cadeirinha por muito tempo. 

 

Se for viajar de avião, indique na hora de comprar a passagem que irá viajar com um bebê de colo. Saiba que você pode despachar o carrinho sem pagar bagagem extra. As companhias aéreas permitem que bebês a partir do 7º dia de vida voem de avião.

Terceiro passo: reserva de hotel

Na hora de escolher o lugar para se hospedar durante a viagem, observe os estabelecimentos que dão suporte para as famílias com bebês pequenos. Se possível, solicite um berço e/ou banheira no quarto reservado para dar mais conforto ao pequeno e aos pais. 

 

Optar por lugares baby friendly vai tornar a experiência muito mais prazerosa e tranquila. 

Quarto passo: organização da mala

Quem tem filhos sabe que a bagagem triplica em viagens com os pequenos. Por isso, na hora de organizar as malas, faça uma específica para o bebê. Verifique a previsão do tempo no local de destino e prepare as mudas de roupas pensando no clima. 

 

Além de fraldas, pomada para assadura, lenço umedecido e roupas, analise a necessidade de levar brinquedinhos para distraí-lo durante o trajeto e outros acessórios, como trocador de fralda portátil. 

 

Se o destino da viagem for o litoral, leve peças de proteção solar, como bonés/chapéus e roupas com proteção UVA e UVB. Lembre-se de que, para crianças menores de 6 meses, não é indicado usar protetor solar, então, atenção redobrada nas roupas, no horário de exposição e no guarda-sol.

 

Pode ser interessante levar uma farmacinha na mala, com os medicamentos já indicados pelo pediatra. Assim, se algum imprevisto ocorrer, você tem a solução facilmente em mãos. 

 

Com organização, planejamento e cuidados é possível viajar com seu bebê recém-nascido. Lembre-se de que a prioridade é a segurança, então preze por itens que vão reforçar essa proteção. O bebê-conforto é indispensável e obrigatório para andar com crianças menores de um ano no carro. Não seja negligente, cuide da sua família! 

 

Com essas dicas simples, mas fundamentais, fica muito mais fácil ter uma boa viagem. Então, coloque-as em prática e aproveite!