Educação Infantil: um modelo de negócio lucrativo

Educação Infantil: um modelo de negócio lucrativo

Ter o próprio negócio é sinônimo de muita responsabilidade e compromisso. Alguns modelos de negócios exigem, além de responsabilidade e compromisso, saber bem com o que irá trabalhar. Este é o caso de quem pensa na educação infantil como um modelo de negócios promissor e lucrativo.

De fato, a educação é um modelo de negócio promissor, pois frequentar a escola é um direito de todas as crianças, previsto na legislação. Mas quando o assunto é creche particular, os lucros podem ser ainda maiores.

Este artigo traz algumas dicas sobre a abertura de escolas infantis para esclarecer um pouco mais as suas dúvidas e tipos de serviços que são um diferencial dentro desse modelo de negócio.

Por que abrir uma creche particular é um bom investimento?

A educação é um direito de todas as crianças e adolescentes, sendo assim deve ser garantida pelo Estado. No entanto, na prática, não é bem assim que funciona, principalmente quando o assunto são as creches.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a idade escolar obrigatório se inicia aos 4 anos de idade, mas o problema é que antes disso, muitas mães e pais enfrentam sérias dificuldades para conseguir vagas em creches do Estado.

As escolas particulares ou creches particulares se tornaram, há muito tempo, a salvação de pais e mães que precisam trabalhar, afinal, hoje em dia, as coisas mudaram e a maioria das mães trabalha fora e ajuda no sustento da casa.

Sair do emprego por não ter onde deixar os filhos é uma possibilidade totalmente descartada, afinal, se a mãe não precisasse trabalhar, não estaria incansavelmente procurando vagas em creches públicas.

Existem mais crianças do que vaga e isso acaba fazendo os pais a matricularem os filhos menores de 4 anos em unidades particulares de ensino infantil.

Uma escola infantil particular é a opção mais viável do quê babás, por exemplo, pois dentro desses ambientes, a criança tem acesso a diversas atividades, como:

  • Aulas de arte e música;
  • Atividades lúdicas;
  • Recreação;
  • Estímulo ao raciocínio e à convivência.

Essas são apenas algumas das atividades que um bom projeto educação infantil precisa oferecer, no entanto, existem outros diferenciais que precisam estar presentes para que a sua escola se destaque.

O que uma boa escola de educação infantil pode oferecer?

Já que os pais vão pagar para que seus filhos fiquem na escola enquanto trabalham, eles almejam que, além de segurança e cuidados, seus filhos estejam em contato com atividades pedagógicas que agreguem valor ao ensino oferecido pela escola. Um bom exemplo disso é a escola infantil bilíngue.

As crianças entre 0 e 4 anos estão passando pelo período em que estão aprendendo a falar, portanto, aplicar o ensino bilíngue é importante nesse período. Ela possuem mais facilidade de aprendizado e assimilam melhor o que aprendem. Sendo assim, oferecer esse diferencial na escola infantil é um ponto a favor da escola e seus alunos.

Outro diferencial que pode ser oferecido é um atelier de moda infantil, isso porque, esse atelier pode ser utilizado na confecção dos uniformes da escola, ou até mesmo como um serviço a mais oferecido pela escola.

Ter a sua própria confecção de uniforme escolar para a sua escola é mais uma maneira de obter lucros e facilitar a vida dos pais que não precisam se locomover a outros lugares para comprar o uniforme dos filhos.

É importante o profissional que desenvolve os modelos tenha um bom curso para estilista, para que os modelos dos uniformes sejam modernos e que a qualidade do produto seja garantida.

Além desas sugestões, é possível encontrar diversas outras, pois cada vez mais as escolas de educação para crianças ou creches particulares estão investindo em oferecer serviços diferenciados.

Um boa dica é observar os concorrentes, o que eles fazem para atrair e manter alunos, onde erram e onde acertam, além de outras estratégias que podem te ajudar.

Pensar em uma boa localização também é fundamental, escolas próximas de empresas e locais onde existem muitas pessoas trabalhando são ponto estratégicos que podem ajudar a fazer o seu negócio dar certo.

Cuidar da documentação e de toda a burocracia necessária como alvará de funcionamento e dentre outros documentos é importante para que, além de não ter problemas com a fiscalização, sua escola se torne um ambiente de confiança.