Em 2023, setor de seguros deve avançar mais rápido

Em 2023, setor de seguros deve avançar mais rápido

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Em 2022, houve um crescimento interessante no segmento de seguros brasileiros. De acordo com o Boletim IRB+Mercado, um relatório mensal publicado pela plataforma IRB+Inteligência, baseado em dados publicados pela Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep), o faturamento em agosto teve uma alta de 29,4% em comparação com agosto de 2021.

Os números impressionam já que representam o maior aumento nominal do ano e sinalizam a captação de R$ 16,3 bilhões. Por que esses números são importantes para consumidores, corretores e seguradoras? E quais são as expectativas para o próximo ano? É o que você vai entender neste artigo especial sobre o tema! 

Expansão do mercado de seguros

A cotação de seguro é uma etapa importante no processo de contratação desse tipo de serviço. Os consumidores precisam estar atentos à confiabilidade da seguradora, buscando o suporte de corretores com expertise no mercado.

Quando um setor começa apresentar sinais de crescimento, é natural que surjam mais ofertas, ampliando a competitividade. Esse conjunto de situações contribui para a melhora na prestação do serviço e o surgimento de novos produtos.

O mercado de seguros teve números positivos ao longo de 2022 e esse é um sinal positivo tanto para consumidores quanto para seguradoras e corretoras. E as expectativas para 2023 são ainda melhores. 

Um dos fatores atrelados a esse movimento de expansão no mercado de seguros é a transformação digital.  As seguradoras, em parceria com os corretores, vem desenvolvendo soluções que buscam trazer agilidade, melhor atendimento e qualidade no atendimento aos segurados. 

Sem dúvida, esse investimento em tecnologia tem favorecido esse movimento de expansão do mercado como um todo.

Expectativas para o setor de seguros em 2023

O desenvolvimento de soluções digitais e o trabalho que tem sido feito com foco na humanização — não só no atendimento ao cliente, mas também no apoio aos corretores — são fatores que contribuem para o fortalecimento e, consequentemente, o crescimento do mercado.

Considerando o fato de que as seguradoras devem seguir investindo nessas melhorias, as expectativas continuam apontando no sentido do crescimento.

Para você ter uma ideia, hoje, já existem soluções que permitem a emissão 100% online de apólices. Somado a isso, muitas seguradoras já estruturaram seus processos,  que contemplam a cotação, passam pela análise e subscrição de risco e posterior emissão da apólice, usando exclusivamente ferramentas digitais.

Esses movimentos favorecem a massificação e ampliação do mercado consumidor desses produtos. 

É importante destacar dados trazidos pela Confederação Nacional de Seguradoras, que apontou uma projeção de crescimento, mesmo diante do cenário econômico atual.

Segundo o CNSeg, os Seguros de Danos e Responsabilidades devem crescer, em 2023, entre 1,5% e 10,6%. Já a cobertura de pessoas, também deve ter um crescimento estimado entre 3,4% e 8,9%.

Vale salientar, porém, que após as eleições o país ainda não tem uma visão de como o mercado vai se comportar com as mudanças que virão. O aumento da inflação e a variação na taxa de juros são motivos para acender o sinal de alerta.

Questões geopolíticas, como a guerra entre Ucrânia e Rússia, e a pandemia de Covid-19, ainda podem impactar no mercado e o setor de seguros pode, indiretamente, sofrer as consequências.

As decisões políticas e situações que fogem do fator de previsibilidade afetam todas as empresas e cidadãos, daí a importância de conhecer os movimentos econômicos e políticos e estar preparado para lidar com eles.

Durante a pandemia, muitas empresas de seguro investiram na transição do trabalho presencial para o modelo remoto e modelo híbrido. Essa mudança abriu a mentalidade dos clientes, distribuidores e também colaboradores.

A flexibilização contribui e deve continuar contribuindo para a criação e oferta de atendimento e uma infraestrutura digital focada em oferecer a melhor experiência para o consumidor final.

As empresas, que continuarem com uma mentalidade voltada para a otimização por meio do uso de tecnologia e do atendimento às demandas dos clientes, devem evoluir junto. O setor de seguros tem boas expectativas para o próximo ano e quem souber aproveitar sairá na frente.