Equipamentos essenciais para motociclistas

Equipamentos essenciais para motociclistas

equipamentos

Equipamentos para você que adora andar de moto e se preocupa com a sua segurança? Confira os itens básicos para pilotar com segurança

Andar de moto é uma experiência única, já que é uma aventura e tanto e te permite ter um contato mais direto com o ambiente ao seu redor. Contudo, como ocorre com qualquer meio de transporte, é preciso manter cuidados básicos para garantir a segurança.

 

Isso é ainda mais importante para motociclistas. Contudo, na vida cotidiana, o mais comum é ver esses motoristas pilotando sem equipamentos básicos de proteção, tais como capacete street aberto. Veja quais itens são fundamentais para garantir a sua segurança ao pilotar a moto!

 

Capacete aberto 

É recomendado priorizar o capacete aberto, pois ele permite ao condutor mostrar o rosto, ampliar o seu campo de visão e manter a temperatura agradável na região da cabeça para dirigir com conforto. Esse capacete não possui a barra de proteção na altura do queixo. Vale lembrar que os capacetes devem ter a certificação do INMETRO.

 

É interessante investir em modelos bastante ventilados, feitos de materiais leves e resistentes, que apresentem um ótimo acabamento. Com esse tipo de capacete, é preciso manter velocidades mais controladas. E, no inverno, é preciso caprichar em acessórios que te protejam do frio.

 

É importante experimentar o capacete antes de comprá-lo, para verificar se ele fica bem ajustado na cabeça. É esse bom caimento (e não só o modelo ou o material de confecção do capacete) que vai garantir a sua proteção. Outra dica é apostar em modelos com estofamento ventilado, pois garantem mais conforto.

 

Calçado adequado 

Pilotar uma moto calçando chinelo e sandálias abertas é extremamente perigoso. Por se tratar das partes do corpo do motociclista mais vulneráveis em caso de acidente, os pés e calcanhares devem ser bem protegidos. Além da insegurança, conduzir com esses calçados resulta em multa e penalidade de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Para garantir tal proteção, invista em calçados adequados, próprios para andar de moto, ou botas que podem apresentar cano longo ou curto, com reforços nas partes superiores. Priorize os modelos sem cadarço, para que eles não se enrrosquem na corrente da moto. 

 

As polainas são acessórios ótimos para esquentar e proteger os pés e tornozelos. O ideal é que elas tenham abertura na parte traseira dos pés para que o condutor não escorregue ao apoiar a planta do pé no chão. Ao comprar uma boa bota, aposte em capas feitas de tecido sintético para protegê-las.

 

Jaquetas impermeáveis

Essa é uma das peças mais importantes para qualquer motociclista, já que protege da chuva e do frio, evitando que os condutores fiquem encharcados em dia de chuva e até fiquem doentes.

 

Existem diversos materiais que garantem a impermeabilidade dessa jaqueta, desde couro até cordura (que garantem boa ventilação e são resistentes). Existem ainda modelos de jaqueta específicos para o verão, que garantem conforto térmico. É importante que a jaqueta tenha proteções básicas em partes como costas, cotovelos e ombros. Quanto maior for o nível de proteção, maior será o preço da jaqueta.

 

Calças reforçadas e luvas

As calças precisam ser reforçadas, impermeáveis e confortáveis. Isso é básico para garantir ao motociclista firmeza e liberdade de movimentos enquanto pilota. Existem modelos de calças feitas de jeans especiais para motociclistas.

 

O mais importante é que as costuras sejam reforçadas e haja proteção para joelhos e quadris. Outro item importante para garantir conforto e segurança são as luvas. 

 

Mesmo em passeios curtos, elas são essenciais para proteger da chuva e do calor extremo. Existem modelos feitos de nylon ou cordura impermeáveis. É importante optar por modelos com reforços para a parte superior dos ossos e para as palmas das mãos.