Estratégias de marketing para pequenos negócios

Estratégias de marketing para pequenos negócios

Estratégias de marketing para pequenos negócios

As pequenas empresas costumam encontrar muitos desafios na hora de aplicar estratégias de marketing, às vezes, por falta de informações sobre as melhores práticas.

 

Se você se identifica com essa dificuldade, não se preocupe, aqui vamos te ensinar as melhores estratégias de marketing para pequenos negócios! Vamos lá?

Por que investir em marketing?

Investir em marketing não é algo que apenas grandes empresas fazem, pelo contrário, é essencial que pequenos negócios também usem estratégias para atrair mais clientes, gerar tráfego e consequentemente, aumentar a receita. 

 

É claro que, algumas práticas são mais recomendadas para os negócios que existem há mais tempo e que tem mais recursos. Mas isso não impede que uma empresa que está começando aplique técnicas mais simples e que gerem bons resultados.

 

E então, quais as melhores estratégias de marketing para pequenos negócios?

 

As melhores estratégias que indicamos para pequenas empresas são:

 

 

Falaremos sobre cada uma delas com mais detalhes! 

Marketing por Whatsapp

O Whatsapp é o aplicativo de mensagens mais conhecido do mundo, só no Brasil são mais de 120 milhões de contas conectadas.

 

Uma pesquisa mostrou que 59% dos usuários brasileiros deixam o aplicativo na página inicial do seu celular.

 

Além disso, a Digital Defynd estima que mensagens enviadas no WhatsApp têm 70% de chances de serem abertas.

 

Para pequenas empresas isso pode ser a chave para aumentar o contato com o público e vender mais!

 

Segundo um levantamento da revista Exame, 87% das pequenas e médias empresas acreditam que esse aplicativo facilita a comunicação com os clientes, e 81% dizem que ele contribui para o crescimento dos negócios.

 

Você pode investir ações de marketing isoladas, como uma promoção, ou parte de uma campanha gota a gota, como uma série de boas-vindas ou um desafio diário.

Marketing nas redes sociais

Produzir conteúdos para redes sociais é uma das melhores estratégias de marketing para pequenas empresas, é uma ótima maneira de fortalecer o relacionamento com clientes e garantir reconhecimento.   

  

As empresas costumam usar tanto táticas de marketing não pagas (orgânicas) quanto pagas nas redes sociais para aumentar as vendas online, gerar visibilidade e atrair clientes.

 

Algumas das principais plataformas sociais que você pode investir são:

 

  • TikTok 
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Snapchat
  • WhatsApp
  • Twitter

Usar o Google Meu negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta muito útil para empresas locais que tem uma base de clientes local. 

 

Quando as pessoas na área local pesquisam no Google o produto ou serviço que você vende, essa é uma ótima maneira de mostrar sua empresa no topo dessa pesquisa.

 

Quando os clientes em potencial veem seu perfil e acompanham boas avaliações no topo da lista ou perto dela, sua empresa ganha credibilidade automaticamente e as pessoas estarão mais dispostas a confiar no seu negócio.

Criar um site

Além da presença nas redes sociais é essencial que você tenha um site profissional, ele vai funcionar como uma central para todas as informações relacionadas ao seu negócio.

 

Ao colocar sua marca na web, você fortalecerá a credibilidade de sua empresa e tornará mais fácil para as pessoas a descobrirem. 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários!

 

Esse artigo foi escrito pelo Mais Empresas