Gestão estratégica de pessoas: indicadores de performance

Gestão estratégica de pessoas: indicadores de performance

A gestão estratégica de pessoas não é uma ação única, trata-se de uma estratégia com várias ações que busca alinhar a evolução dos colaboradores e o crescimento da empresa.  

É essencial que seu negócio aplique essas ações para garantir o bem-estar de todos envolvidos. Além de aplicar, é essencial mensurar se a gestão está sendo produtiva, para isso, os indicadores de performance são o caminho!

Nesse artigo, apresentamos as principais informações sobre o tema, além dos KPIs para que seja feita uma gestão de pessoas de sucesso. Vamos lá?

Por que fazer uma gestão estratégica de pessoas?

Os colaboradores são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. De acordo com uma pesquisa da Sodexo, as organizações que investem na satisfação interna e se voltam para os seus colaboradores, chegam a ser cerca de 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.

 

Sendo assim, é necessário unir a gestão estratégica e a gestão de pessoas, tanto para promover o bem-estar, quanto para aumentar a produtividade de uma organização.

 

Para estruturar bem a sua gestão estratégica de pessoas, o ideal é tomar como base alguns elementos essenciais, como:

 

  • motivação;
  • comunicação;
  • trabalho em equipe;
  • competências necessárias;
  • desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Além de usar as melhores ferramentas para uma boa gestão de pessoas é preciso mensurar o quão elas estão sendo produtivas. Para isso, são usados os indicadores de performance!

Para o que servem indicadores estratégicos de gestão de pessoas?

Os indicadores de performance de gestão de pessoas, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), são métricas usadas para mensurar a performance de processos, alinhados com as metas da organização. 

 

Com esses indicadores é possível avaliar os níveis de desempenho e progresso nas às atividades associadas a eles.

 

Os indicadores servem para guiar as decisões, para que gestores possam tomar direcionamentos assertivos e bem-sucedidos em todos os setores. 

 

Além disso, também é possível minimizar erros associados à gestão de pessoas ou até mesmo eliminá-los. 

Quais os melhores indicadores de performance para o RH?

Existem inúmeros indicadores estratégicos de gestão estratégica de pessoas voltados para diversos tipos de resultado, alguns dos principais são:

1. Rotatividade ou turnover

Este índice calcula a rotatividade de funcionários em uma empresa, essa métrica busca evitar que o índice de rescisões cresça e manter a eficiência dos processos de recrutamento e seleção.

2. Absenteísmo 

Um dos modos de medir a satisfação dos funcionários é medindo o nível de afastamentos, atrasos e faltas pontuais. 

 

A métrica do absenteísmo calcula as ausências solicitadas pelos colaboradores de alguma forma. Quanto mais acolhedor, motivador e agradável for um ambiente de trabalho, menor tende a ser este indicador estratégico. 

 

Além das ausências, também deve ser avaliado a pontualidade, que demonstra principalmente o comprometimento dos funcionários com a empresa.

3. Índice de satisfação dos colaboradores ou clima organizacional

Um dos mais importantes indicadores estratégicos de gestão de pessoas é o índice de satisfação dos funcionários. 

 

Afinal, ele está diretamente ligado à maior produtividade de trabalho e, por consequência, o melhor alcance das metas da empresa.

 

Pode parecer subjetiva a forma de medir a satisfação de um time de colaboradores, no entanto é possível fazer isso utilizando o indicador eNPS (Employee Net Promoter Score), que também é aplicado para mensurar satisfação dos clientes externos.

4. Produtividade no expediente de trabalho

A produtividade está diretamente ligada ao quanto seus colaboradores conseguem produzir durante o expediente. 

 

Um dos mais importantes indicadores estratégicos de pessoas avalia quantidade de produção, recursos usados e erros que acontecem durante o processo.

5. Índice de reclamação dos clientes 

Quando as reclamações de clientes estão relacionadas ao atendimento e ao serviço prestados, o RH deve avaliar e usar isso como indicador. 

 

Isso porque organizações devem estar sempre em busca do aprimoramento de seus serviços.

 

Para ter resultados satisfatórios, uma empresa deve treinar suas equipes, especialmente no quando o assunto é lidar diretamente com o público, mantendo atendimento de qualidade e excelência.

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários!

 

Esse artigo foi escrito pelo Mais Empresas