Marketing promocional: como usar para aumentar as vendas?

Marketing promocional: como usar para aumentar as vendas?

Vender oferecendo um ótimo produto e um preço competitivo e justo ainda funciona, mas depois de conhecer o marketing promocional, você verá que está deixando muita oportunidade na mesa.

Hoje em dia, marcas de arroz e de postos de gasolina – e outros clássicos da decisão por preço – estão investindo no marketing de promoção e em suas estratégias. Mas você sabe por que isso acontece?

A resposta é simples: o comportamento do consumidor mudou radicalmente nos últimos tempos. Ele quer consumir, mas é sensível à experiência de relacionamento e a sensação de ser único para aquela empresa.

Então, você deve estar se perguntando: como a minha marca deve investir na promoção em marketing para alcançar resultados melhores? Ações como os brindes promocionais são eficazes? Pois bem, vamos falar sobre esta estratégia fundamental nos negócios!

O que é o marketing promocional?

Quando ouvimos essa expressão, lembramos das promotoras de produtos em lojas e mercados, ou os sorteios de aniversário e fim de ano. Essas são algumas ações tradicionais – e ainda eficientes, mas que devem fazer parte de um conceito muito maior.

Estamos falando sobre a qualidade do relacionamento entre marca e consumidores. O marketing de promoção abrange todas as formas de otimizar esta interação. Veja algumas das ações que podem ser desenvolvidas:

  • Apresentação do produto (abordagem, degustação, exposição em feiras);
  • Campanha de preço, quantidade ou pagamento;
  • Programa de fidelização;
  • Brindes personalizados;
  • Engajamento em datas especiais; 
  • Concurso e sorteio;
  • Ofertas e descontos exclusivos.

Sua empresa pode adotar uma ou várias ações, isoladas ou em conjunto, conforme o objetivo – vender mais, aumentar a base de clientes, melhorar a imagem de um produto, entre tantas outras opções. 

Porém, ao contrário do que as ações promocionais buscavam no passado, hoje a experiência do cliente deve estar no centro das escolhas, antes do retorno de resultados. Somente dessa forma, as estratégias de vendas terão sustentação a médio e longo prazos

Conheça e avalie permanentemente o seu público-alvo

A base do sucesso do marketing de promoção está em conhecer seu cliente em potencial para além das informações básicas. Ou seja, é preciso entender também as mudanças comportamentais que ele sofre. 

O melhor exemplo é o público de mulheres de 35/40 anos de uma determinada faixa de renda: seus hábitos hoje são diferentes de dez, vinte anos atrás. Seus bens e desejos de consumo mudaram muito.

Conhecendo profundamente o seu público-alvo, é possível escolher as ações mais eficazes para o objetivo principal do marketing promocional: cativar a audiência, fazer o consumidor se sentir focado e atendido nas suas escolhas.

Como o marketing promocional impulsiona as suas vendas?

Com uma estratégia de marketing promocional eficiente, existem diversos caminhos pelos quais a empresa pode aumentar a base de clientes e aumentar seus negócios e vendas. Para facilitar o entendimento, listamos alguns pontos:

Estabelecendo uma relação desinteressada e de longo prazo

Os clientes do século XXI sabem onde estão os produtos e conseguem saber tudo sobre eles nos sites, blogs e redes sociais. Eles querem se relacionar com as marcas e sentirem-se únicos. Personalização é a base dessa relação.

Busque os canais e ações através dos quais o seu público-alvo consiga estabelecer uma comunicação mútua, duradoura e baseada no reconhecimento de experiências e na oferta de soluções. O interesse de compra e o espaço para as ofertas virão naturalmente. 

Escolhendo as ações de promoção adequadas ao seu público

Quando falamos de um negócio de vinhos, a degustação surge como uma ação promocional eficiente. Mas ela deve ser feita apenas na loja própria ou em mercados? Seu cliente não prefere a exclusividade de uma newsletter para conhecer suas novidades?

Como podemos ver, é fundamental (novamente) conhecer o perfil do seu cliente. Quanto mais próximo dele as suas estratégias estiverem, mais consistente será a relação e maiores as chances de fechar vendas.

Os brindes promocionais aproximam clientes e reforçam relações

Não pense em brindes promocionais apenas como chaveiros ou canecas: o mercado de brindes vem se profissionalizando a cada ano para trazer mais diversidade de itens e materiais.

O objetivo dessas mudanças é ir ao encontro da necessidade do seu negócio: ofertar artigos que traduzem a marca e despertem a afinidade com os clientes e potenciais clientes. Com uma escolha assertiva dos brindes, você pode:

  • Ampliar a visibilidade em eventos (feiras, exposições, eventos setoriais);
  • Presentear em datas comemorativas;
  • Associar a marca a causas em datas representativas de lutas. 

Os brindes personalizados são a ação promocional mais eficaz por vários motivos:

  • Têm a melhor receptividade, pois não há contrapartida de consumo;
  • Podem ser usados como recompensas em compras;
  • Eles serão usados, aumentando a interação e fortalecendo a imagem;
  • É uma ação promocional de longa durabilidade;
  • Alcança mais pessoas nas relações sociais de quem foi presentado.

Os brindes promocionais são uma forma física e perene de colocar a sua marca nas mãos dos clientes e gerar valor. 

Mas é importante contar com empresas especializadas em brindes, como H2M Brindes, para fazer as melhores escolhas!

Como podemos ver, o marketing promocional vai levar a sua empresa a um patamar mais alto de relacionamento com os clientes e de vendas. Estude bem o seu cliente, adote as ações corretas e contabilize mais vendas!

Texto: Franquias para Empreender