Medicina ocupacional e equipamentos de proteção

Medicina ocupacional e equipamentos de proteção

A preocupação com doenças relacionadas ao ambiente de trabalho é cada vez maior. O setor de medicina ocupacional vem ganhando destaque no cenário atual, com o surgimento de frentes de prevenção e de elaboração de normas e leis para proporcionar mais segurança durante a execução dos mais diversos tipos de serviços.

Treinamentos e palestras são elaboradas para disseminar informações e alertas sobre possíveis riscos que alguns tipos de atividades podem causar.

Além disso, é necessário estimular o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o trabalho, que podem evitar acidentes.

Mais ainda, o emprego de sinalizações e avisos nos mais diversos ambientes de uma empresa são importantes para conscientizar os trabalhadores sobre a importância dos EPIs. Também é indicado manter um kit primeiros socorros completo no estabelecimento, amparando o funcionário em possíveis imprevistos.

Nesse sentido, surge a necessidade de médicos especializados nos cuidados com a saúde dos trabalhadores, além de treinamentos periódicos e incentivo aos cuidados relacionados ao ambiente de trabalho, para que os equipamentos e materiais de segurança sejam sempre utilizados.

A importância de consultar um médico ocupacional

Um médico clínico geral realiza diagnósticos comuns e encaminha os pacientes para os especialistas, de modo a tratar o problema de modo mais específico.

No caso de um médico ocupacional, o princípio é o mesmo, já que a medicina do trabalho é especializada no tratamento de lesões e doenças relacionadas ao trabalho.

Médicos especialistas em medicina ocupacional diagnosticam e tratam lesões relacionadas ao trabalho com muito mais eficiência do que a maioria dos médicos de cuidados gerais.

Além disso, um médico ocupacional pode realizar palestras no local de trabalho, com informações de cuidados com a saúde, de modo a estimular os funcionários em seus cuidados pessoais.

Os temas abordados podem ser vários, tais como:

  • Alimentação balanceada para melhor desempenho laboral;
  • Atividades físicas para melhorar a saúde;
  • Cuidados e prevenção de lesões durante as atividades;
  • Alongamentos e exercícios simples de relaxamento.

Além disso, atualmente existe o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), uma iniciativa que estimula o planejamento de exames médicos e consultas para que os funcionários de uma empresa mantenham o hábito de cuidar de sua saúde.

Por meio desse programa, também é possível entender quais são os tipos de doenças ocasionadas pela execução de alguns tipos de serviços, desenvolvendo tratamentos e prevenindo danos ao trabalhador.

Equipamentos de segurança e prevenção de acidentes

Existem alguns tipos de equipamentos de proteção que previnem acidentes durante o período de trabalho. Alguns deles são:

  • Linha de vida;
  • Luvas
  • Bota de segurança;
  • Capacetes
  • Fardas.

Existem dois tipos principais de linha de vida: temporais ou fixas. As temporais são utilizadas durante um período curto de tempo e após o término do trabalho a estrutura de suporte é desmontada.

Já as linhas de vida fixa são aquelas utilizadas até a conclusão de uma obra, de modo que permanecem por vários dias prontas para uso pelo funcionário.

Nesse caso, a linha de vida para trabalho em altura é desmontada somente quando ocorre a finalização de um projeto.

As luvas são essenciais para os mais diversos tipos de trabalhos manuais. Possuem diferentes funções e são fabricadas com diferentes materiais, tais como:

  • Luvas de látex;
  • Luvas de aço;
  • Luvas de algodão;
  • Luvas de nylon;
  • Luvas de vinil.

As botas de segurança são fabricadas em couro ou borracha, de modo a proteger os pés de possíveis eventualidades.

Os capacetes são importantes equipamentos de proteção, que resguardam o funcionário de possíveis lesões na cabeça durante a elaboração de um trabalho.

As fardas, também chamadas de uniformes, são roupas apropriadas para o uso durante o expediente.

De acordo com a necessidade, pode ser realizada a confecção de fardamentos especiais e personalizados, com tecidos de maior resistência e durabilidade.

O uniforme também pode ser feito com o logo e dados da empresa, que auxiliam na identificação da empresa responsável pela execução do serviço.

As normas e leis trabalhistas representam um grande avanço para a proteção dos funcionários, estabelecendo as obrigatoriedades de fornecimento de EPIs e das condições mínimas de trabalho, garantindo que o trabalhador estará protegido adequadamente durante a prestação de diferentes tipos de serviços.

Desse modo, é possível evitar imprevistos que possam prejudicar a saúde e a integridade física do colaborador.