Medidas de segurança contra incêndios

Medidas de segurança contra incêndios

As questões de segurança devem ser prioritária em todos os tipos de negócio. Muito se fala em segurança no trabalho, no entanto, o número de acidentes envolvendo os trabalhadores no Brasil ainda é alto.

Por esse motivo, deve-se conscientizar cada vez mais a população acerca dos processos que protegem os colaboradores e garantem a seguridade do local.

Além de diminuir o número de acidentes no trabalho, os protocolos e procedimentos de segurança também são importantes para aumentar a produtividade do setor.

Afinal, ao assegurar a integridade e a saúde dos trabalhadores, eles irão realizar as tarefas com maior comodidade e eficiência, contribuindo significativamente para o fluxo produtivo do estabelecimento.

Ou seja, as medidas que envolvem as práticas de segurança no trabalho são benéficas tanto para empregados quanto para empregadores, sendo parte de uma cultura que promove a integração da empresa e oferece melhor qualidade de vida aos trabalhadores.

Dispositivos de segurança contra incêndios

O risco de incêndio é um dos agravantes mais problemáticos no ambiente de trabalho. Todos os negócios estão sujeitos à incêndios, porém, indústrias, setores da construção civil e empresas que operam com máquinas de calor e eletricidade estão mais propensas ao perigo.

Portanto, é necessário adotar algumas ações de prevenção, bem como de ação, para evitar ou diminuir os focos de incêndio.

A Norma Regulamentadora 23 (NR 23), do Ministério do Trabalho, dispõe sobre a proteção contra incêndios que deve ser adotada nas empresas.

Segundo a recomendação, é imprescindível que os estabelecimentos adotem medidas preventivas e tenham equipamentos de proteção contra incêndio disponíveis em suas instalações. Entre esses acessórios, destaca-se o sistema fixo de combate a incêndio.

Os sistemas podem ser aplicados na proteção de máquinas, data-centers e nas mais diversas salas. Nesses sistemas, encontram-se, normalmente, dispositivos de segurança que são capazes de detectar a presença de fumaça, além dos equipamentos de atuação automática de combate, como é o caso do extintor de incendio.

Vale destacar que os extintores estão disponíveis em diversos modelos, dependendo da origem do fogo. Assim, tem-se:

  • Extintores de CO2;
  • Extintores de água;
  • Extintores de espuma;
  • Extintores de pó químico;
  • Extintores de agende saponificante classe K.

Cada um desses dispositivos possui suas especificações, sendo necessário verificar os riscos de cada local, para então adquirir o extintor apropriado.

Além dos extintores, outro acessório presente nos sistemas de combate a incêndio é o alarme de incendio. Com esse dispositivo, todos os presentes em um determinado local serão informados da possibilidade de incêndio e, assim, podem adotar medidas de prevenção e de segurança, antes da dissipação do fogo.

O equipamento também é instalado em residências, para pessoas que desejam redobrar os cuidados com a própria casa.

Com a evolução tecnológica, esses dispositivos se desenvolveram, sendo possível encontrar equipamento de alarme de incêndio wireless, que dispensa a passagem de cabos de instalação, funcionando de modo muito mais eficiente e prático.

Como garantir a segurança contra incêndios no ambiente de trabalho?

Além de adotar as medidas especificadas na NR 23, com a instalação dos dispositivos de prevenção e combate a incêndio, é importante que alguns estabelecimentos priorizem a documentação do Corpo de Bombeiros, que atesta a eficiência das ações. Entre eles, o AVCB preço acessível é o mais importante.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que certifica as condições de segurança contra incêndio necessárias dentro de um estabelecimento.

O documento é obrigatório em casos de construção e reforma, modificações estruturais, ampliação da área construída e em construções temporárias (circos, eventos, entre outros).

O AVCB tem um período de revalidação e o estabelecimento precisa estar em dia com as condições, sendo passível de multa ou, até mesmo, fechamento do local até adequação.

Entre os pontos mais destacados na vistoria estão os sistemas de iluminação de emergencia, em especial, nos locais com grande fluxo de pessoas (como boates, casas noturnas e bares), já que é preciso informar com objetividade e eficiência as formas corretas de evacuação.

Normalmente, as iluminações de emergência estão alocadas em portas de saída de emergência, áreas com degraus e próximas aos dispositivos de combate a incêndio (extintores, mangueiras, etc.). Os sistemas de iluminação de emergência estão especificados na NBR 10898, com efeitos da NBR 5461 e NBR 9077.