O estilo emo está de volta? Conheça mais da estética e saiba como aderir

O estilo emo está de volta? Conheça mais da estética e saiba como aderir

estilo

Estilo que fazia sucesso entre os adolescentes nos anos 2000 está de volta aos palcos e influencia moda

Lembra-se dos adolescentes um tanto melancólicos que usavam franja cobrindo o olho? E de suas roupas pretas, piercings e acessórios diferentes, como ear cuff, colares de correntes e anéis em todos os dedos? 

 

O estilo tinha perdido popularidade na última década, mas essas referências estão voltando com tudo. Como na origem do movimento, a influência vem forte por parte de bandas nacionais e internacionais, que trazem para o visual um pouco do que dizem as letras de suas músicas.

 

O termo emo surgiu na década de 1980 nos Estados Unidos e vem da palavra “emotional hardcore”. Se refere a uma cultura musical alternativa, um estilo de punk rock marcado por letras confessionais, revoltadas e tristes. Por isso, a predominância de preto e cores fortes e fechadas.

 

Na pandemia, muitas bandas veteranas e nacionais adeptas do estilo fizeram sucesso no TikTok, a rede mais popular do momento entre os mais jovens. Assim, com a volta dos festivais e shows presenciais, elas têm se destacado nos setlists e, claro, influenciado também na forma de seus fãs se vestirem.

 

No último Lollapalooza, por exemplo, um dos festivais mais importantes do país, bandas como Fresno, Alexisonfire, A Day to Remember e Machine Gun Kelly, estiveram entre os destaques. Além de relembrar uma época, o emo atual também se reinventou, trazendo referências do pop e até do hip-hop.

Lembrando o estilo emo

Ficou curioso e gosta de bandas com essa pegada, mas não sabe como aderir ao estilo emo? Abaixo você vai conhecer ou relembrar quais são os elementos que caracterizam essa moda que, em pleno 2022, virou uma mistura de moderno com retrô.

 

E antes que você diga que se acha velho demais para isso, saiba que, apesar de conversar especialmente com os mais jovens, o emo não tem idade e quem sempre gostou, inclusive, está aproveitando a onda para tirar alguns itens da gaveta.

 

As peças que os emos mais gostam são confortáveis, mas cheias de estilo: calças jeans skinny, moletom (de preferência, com capuz), jaquetas (jeans ou de couro), camisetas de banda e camisas de flanela. 

 

É verdade que esses jovens adoram o preto, mas essa não é a única cor. O branco também aparece muito e até pode ter uma ou outra peça colorida. Isso sem falar nas estampas que remetem às letras das músicas.

 

O cabelo é importante para identificar um emo. Eles gostam de tintas muito pretas, corte assimétrico, franja longa e lisa. No entanto, no emo moderno, cabelos coloridos também estão em alta e nem todo mundo usa franja.

 

Quem é emo também capricha nos acessórios: óculos de aro grosso, vários brincos, correntes, anéis, piercings nos olhos, bandanas, meias longas, cintos e luvas sem dedos são apenas alguns deles. As tatuagens também são bem-vindas, mas só os maiores de idade devem ostentar essa rebeldia.

 

Nos pés, os emos gostam de coturnos e botas de cano alto, que dão aquele ar mais pesado ao visual. Muitos, no entanto, preferem tênis de cano baixo ou botinha, estilo all star.

 

A maquiagem preta nos olhos é outra característica marcante dos emo dos anos 2000. Vinte anos depois, no entanto, as maquiagens coloridas estão na moda e tem muito emo que usa essa estratégia para deixar o visual menos sombrio.

 

Uma outra marca do emo que tem tudo a ver com os jovens de hoje é a androginia. O estilo é unissex e quase todos os elementos são usados tanto por meninas quanto por meninos. Tudo a ver com uma geração com menos preconceitos.