Principais tipos de crédito pessoal

Principais tipos de crédito pessoal

crédito

 

 

Precisa de dinheiro, mas não sabe a quem recorrer? Conheça agora os principais tipos de crédito pessoal do mercado.

Muitas vezes, é preciso recorrer aos bancos e instituições financeiras para organizar o orçamento. Em alguns casos, as linhas de crédito também são vistas como excelentes oportunidades de conquistar algum sonho ou até mesmo realizar uma viagem que deseja há muito tempo, por exemplo.

 

Nesse sentido, conhecer os principais tipos de crédito pessoal é muito importante para saber qual deles escolher, uma vez que a linha de crédito escolhida precisa atender às suas necessidades e, ao mesmo tempo, não pode impactar negativamente o seu orçamento.

 

A seguir, mostramos a você quais são os principais tipos de crédito pessoal disponíveis no mercado e as características de cada um deles para facilitar a sua decisão. Acompanhe!

Empréstimo pessoal

As taxas, os juros e as regras do empréstimo pessoal variam de acordo com cada instituição financeira. Nesse caso, o dinheiro emprestado pode ser usado para o que você desejar, seja para pagar dívidas em atraso, seja para realizar algum sonho.

 

De início, a instituição solicitará seu CPF e um comprovante de renda para fazer  uma simulação. Aqui, você poderá analisar se o prazo para pagamento e os juros do empréstimo não afetarão negativamente o seu orçamento.

 

Por fim, uma análise de crédito é realizada para saber se as parcelas do empréstimo não comprometem uma porcentagem muito grande da sua renda e, também, para identificar se seu nome não está inserido nos Serviços de Proteção ao Crédito (SPC e Serasa).

Empréstimo pessoal com garantia

Muito semelhante ao empréstimo pessoal, o empréstimo com garantia se distingue em virtude de uma característica importante: você precisa fazer a entrega de um bem — que deve estar em seu nome — como garantia de pagamento.

 

Por exemplo, você pode entregar um apartamento à instituição como garantia. Caso não consiga arcar com o pagamento do débito, esse bem será transferido de forma definitiva ao credor. 

 

Devido ao bem que é entregue como garantia, esse modelo de crédito pessoal tem juros mais atrativos quando comparados aos dos demais tipos de empréstimos. No entanto, o cuidado com o pagamento das parcelas deve ser ainda maior, uma vez que você corre o risco de perder seu patrimônio.

Cheque especial

O cheque especial também pode ser visto como uma opção de crédito pessoal, uma vez que você já tem um limite pré-aprovado atrelado à sua conta bancária. No entanto, é importante destacar que os juros do cheque especial costumam ser bem altos.

 

Em agosto de 2021, eles chegaram a 124,9% ao ano, segundo o portal de notícias UOL. Sendo assim, se não houver um controle financeiro eficiente, é muito fácil de você se endividar ainda mais.

 

Tome muito cuidado, pois se seu saldo ficar negativo, essa opção de crédito é contratada de forma automática.

Empréstimo rotativo

Esse tipo de crédito pessoal é utilizado por pessoas que usam o cartão de crédito. Também contratado de forma automática, o empréstimo rotativo tem como objetivo pagar a sua fatura do cartão quando o pagamento integral não é realizado.

 

Em suma, podemos dizer que, basicamente, a instituição financeira cobre o valor faltante, porém, você terá que arcar com altíssimos juros nos meses seguintes — somente em março de 2021, eles chegaram a 306,2% ao ano, de acordo com dados da Valor Invest.

 

Com juros tão altos, é muito fácil contrair uma dívida maior do que você pode pagar. Portanto, muito cuidado! Em muitos casos, é melhor procurar outra linha de crédito pessoal com juros muito mais baixos para pagar a fatura do cartão do que recorrer ao empréstimo rotativo.

 

Agora que você já conhece as principais linhas de crédito pessoal, pode analisar qual é a melhor opção para melhorar a sua saúde financeira. Mas lembre-se: é muito importante avaliar as taxas e os juros de cada opção para não tomar a decisão errada. Cuide, também, para não optar por um empréstimo com parcelas muito altas e que podem prejudicar o seu orçamento.