Qual o papel de mestre de obras, pedreiro e servente em uma construção?

Qual o papel de mestre de obras, pedreiro e servente em uma construção?

mestre de obras

Um mestre de obras  e suas funções e responsabilidades para realizar uma reforma, ou simplesmente um acabamento mas, saiba as o que é necessário:

A construção de uma casa, loja ou prédio sempre irá exigir a presença de diferentes profissionais para garantir que a obra seja feita com segurança e da forma desejada.

Para isso, profissionais de diferentes especialidades devem atuar juntos e de maneira coordenada.

Logo, se você está preparando tudo para obras que deseja realizar no futuro, deve saber que precisará de três profissionais distintos: o mestre de obras, o pedreiro e o servente. 

Mas você sabe quais são os papéis que cada um deles exerce em uma construção? Entenda abaixo.

Mestre de obras

O mestre de obras exerce a função de coordenador de uma construção, sendo que os demais profissionais estão sob sua responsabilidade. 

De certa forma, ele age como um intermediário entre o engenheiro (que é o responsável pelo projeto a ser executado) e os demais profissionais, sendo necessário que ele tenha conhecimento sobre interpretação de escalas, plantas e gráficos.

Assim, ele deve orientar o projeto do começo ao fim, distribuindo as tarefas para eletricistas, pedreiros, serventes, carpinteiros, além de acompanhar as demais atividades. 

Ele também é responsável por realizar e avaliar os relatórios sobre o andamento da obra e cuidar da planilha de materiais, comprando os itens necessários.

Como coordenador, ele também atua como porta-voz da equipe, sendo que ele deve buscar solucionar problemas e manter a ordem no canteiro de obras. 

Ele também deve fiscalizar os prazos, tanto os relacionados à entrega dos materiais quanto às metas que devem ser cumpridas semanalmente.

O mestre de obras também atua como um gestor na construção, devendo tomar cuidado para que haja economia de recursos no canteiro de obras. 

Assim, ele deve adotar medidas para reduzir a geração de resíduos e que os impactos deles sejam pequenos. 

Também é de sua responsabilidade supervisionar e garantir a segurança no trabalho para os demais profissionais.

Pedreiro

Se o mestre de obras atua como um coordenador, o pedreiro tem o papel de realizar um trabalho mais prático e ser o grande nome na construção. 

Por trabalhar com alvenaria e acabamento, é ele que transforma o que foi planejado e calculado pelos engenheiros e arquitetos em realidade. 

Assim, ele será responsável por construir concretagem, alicerces, emboços, contrapisos, reboco, chapiscos e fazer a colocação de portas e janelas, além de outras atividades. 

Vale destacar que o pedreiro pode atuar em várias frentes, mas é comum que cada um se especialize em uma área específica, sendo o motivo que uma obra maior exija a atuação de diversos pedreiros.

A maioria aprimora seus estudos em alvenaria, especialização responsável por construir paredes e lajes. 

Também há aqueles especializados em acabamentos, que foca em colocar bancadas de granito e mármore, além de portas e janelas.

Outros se especializam como azulejista, sendo o responsável pela instalação de azulejos, porcelanatos e cerâmicas.

Assim, para que a obra transcorra sem problemas, é fundamental que as instruções do mestre de obras sejam claras e diretas aos pedreiros. 

Também é recomendado que se escolha um especialista para realizar aquela tarefa específica, garantindo que o resultado seja ótimo.

Servente

Por fim, outro profissional que estará presente em uma obra é o servente.

Ele atua em várias tarefas distintas de uma construção, como preparação da massa de concreto, do canteiro de obras e da compactação e limpeza dos solos, além de verificar os equipamentos da construção civil e atuar na demolição de edificações.

De uma maneira geral, sua função principal é auxiliar o pedreiro em demandas que ele solicitar. Isso ajuda a tornar a obra mais rápida, visto que o pedreiro não precisa parar o seu trabalho para carregar tijolos, areia, massa, cimento e buscar ferramentas.

A posição de servente não costuma exigir tanto conhecimento técnico como no caso do pedreiro, mas ele precisa ter bastante disposição física e ser capaz de realizar o que é solicitado. 

Ao exercer a sua função, ele ainda pode aprender bastante ao lado de um profissional experiente, algo que, ao lado da realização de formações técnicas, permite que ele progrida na profissão.