Como criar um curso online do zero? Confira o passo a passo!

Como criar um curso online do zero? Confira o passo a passo!

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Você quer saber como criar um curso online do zero? Por mais difícil que pareça, hoje com a ajuda da tecnologia ficou mais fácil lançar o seu curso no mercado.

Além disso, cresceu bastante a procura por cursos EAD, sendo que os próprios preconceitos foram vencidos nos últimos anos.

O resultado é que houve uma maior democratização no ensino, e muitas pessoas que até então não poderiam assistir uma aula por falta de tempo, agora podem.

Esse aumento na demanda abriu um leque de oportunidades para quem deseja lançar um curso no mercado e ganhar dinheiro com isso.

Ficou interessado?

Então esse artigo é para você. Nele vamos mostrar um passo a passo completo para você criar o seu curso online do zero. Confira!

1 – Crie o esqueleto do seu curso

Para que seu curso tenha sucesso na internet, ele precisa ser relevante e trazer conteúdos ricos que agreguem valor aos alunos que o adquirirem.

Portanto, defina com bastante critério o seu curso. Avalie quais serão os tópicos de cada aula e o assunto que será abordado dentro de cada tópico.

Quando bem desenhado fica até mais fácil para você intensificar a pesquisa acerca do tema e oferecer algo realmente interessante para os seus alunos.

2 – Defina o seu público-alvo

A definição do público-alvo também é essencial antes de lançar o seu curso online. Assim fica mais fácil construir campanhas de marketing mais focadas.

Levante alguns aspectos gerais como a idade do seu público, o sexo, classe social, a ocupação profissional etc. Quanto mais informações forem levantadas, melhor.

Geralmente, o público que vai consumir o seu curso possui um interesse em comum. Por exemplo, se você vai dar um curso sobre taxa Selic, é possível que os alunos sejam interessados em economia ou investimentos.

Esse alinhamento é muito importante, pois há formas de você impulsionar a sua propaganda para que ela seja levada diretamente para o público interessado.

3 – Encontre uma boa plataforma

A plataforma na qual você ministrará o seu curso é essencial para garantir o sucesso dele. Até porque, quanto mais recursos o aluno tiver à disposição melhor.

Certifique-se, portanto, de que o aluno terá acesso a um fórum de debate, poderá tirar dúvidas a qualquer momento, terá facilidade em fazer as provas etc.

Mesmo que as aulas sejam muito boas, se a experiência do seu aluno com a plataforma for ruim, há muitas chances dele simplesmente abandonar o curso na metade.

Vai dizer que você nunca fez um curso que ficou travando, que era difícil acessar o material ou que não tinha espaço para debates e desistiu por causa disso?

4 – Profissionalize os vídeos

Depois que você escolher uma boa plataforma é preciso profissionalizar os vídeos. Invista em iluminação e procure um ambiente que não distraia quem está assistindo às aulas.

Quanto menos elementos estiverem ao seu redor, melhor será. Pois, é um jeito dos espectadores prestarem atenção em você e não nesses elementos.

Além disso, um vídeo profissional chama muito mais a atenção dos interlocutores. Por essa razão, você deve investir em edição de vídeos para deixá-los ainda melhor.

5 – Valide o seu curso online

Para saber se a escolha do público realmente é a correta e se o seu conteúdo está de acordo com a expectativa desse público, você precisa validar o seu curso online.

Essa é uma forma de não investir uma alta quantia em divulgação e depois ver que houve um erro de planejamento. Portanto, isso traz mais segurança e confiança para o seu projeto.

Uma forma de validação é através da pré-venda. Ela ajuda a medir a febre do mercado. 

Isso quer dizer que ao começar a vender um curso antes da data oficial, você terá uma noção mais precisa sobre o tamanho do público interessado nele.

Outra maneira de avaliar o interesse da audiência é entregando uma aula piloto na pré-venda. Você consegue saber se o tema é potencial, ou se é preciso ajustes.

6 – Defina o preço do seu curso

A pré-venda ou projeto piloto darão para você uma visão mais apurada se realmente o valor que você pretendia cobrar está de acordo com o que o cliente quer pagar.

O preço é um elemento muito importante para o sucesso. Pois se o cliente não tiver condições de pagar, ou não tiver disposto a pagar esse preço, de nada adiante o curso ser bom.

O importante é estabelecer um valor que seja compatível com o poder aquisitivo do seu público e que esteja em consonância com o que é praticado no mercado.

7 – Crie a sua página agora

Com tudo definido chegou o momento de criar a página de vendas do seu curso. Ela é uma espécie de fachada do seu negócio.

Por isso ela precisa representar bem o produto vendido e convencer o cliente sobre as vantagens dele adquirir o curso que você está vendendo. Coloque na sua página:

  • chamada marcante;
  • imagem ou vídeo ilustrativo;
  • chamada para ação;
  • vantagens competitivas;
  • preço do curso;
  • depoimentos de alunos.

Quanto mais atrativa for a sua página, com informações claras e objetivas, maiores serão as chances de você ter sucesso com as vendas.

8 – Divulgue o seu curso em todos os canais

Por fim, é o momento de divulgar o seu curso. Saiba que a propaganda é a alma do negócio. Então, faça isso pelos mais variados canais.

Você pode criar um blog de divulgação no qual por meio de artigos ricos, ao final você mostra como o leitor pode aprofundar o conhecimento com o seu curso.

Outra possibilidade é criar anúncios nas redes sociais. Essa é uma maneira bem interessante de despertar o interesse do público pelo seu conteúdo.

Além disso, você também pode investir em anúncios no próprio Google ADS que ajudam a ter um tráfego orgânico maior para o seu negócio.

O marketing de afiliados também é uma outra possibilidade, uma vez que é uma maneira de outras pessoas divulgarem o seu curso pela internet e ganharem uma comissão por isso.

Por fim, use também o e-mail marketing. Esse é um meio bem eficiente de conversar diretamente com um público um pouco mais quente.

Seguindo esse passo a passo, ficará muito mais fácil de criar um curso e lançá-lo com sucesso na internet, atraindo muito mais alunos.

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.